A modernização da Linha da Beira Alta, que está encerrada devido a obras de modernização, tem sofrido vários adiamentos ao longo dos anos, não estando prevista qualquer data para a finalização das obras.
Em comunicado, o Bloco de Esquerda da Guarda lamenta as consecutivas desculpas “para os atrasos no cumprimento do calendário sem qualquer responsabilização pelas entidades competentes.”
“A ferrovia, quando bem planeada, representa liberdade e mobilidade. Facilita o acesso a serviços essenciais, à possibilidade de estudar ou trabalhar longe de casa. A ferrovia é um dos transportes menos poluentes. Poderia facilitar a ligação entre comunidades e economias com facilidade e menor impacto ambiental.”
O Bloco lembra ainda que “os horários do serviço de substituição da Linha de Beira Alta chegam a ter mais de 1 hora de atraso em relação aos anteriores pela ferrovia. Os autocarros propostos como alternativa atravessam estradas degradadas e os profissionais enfrentam horários impossíveis.”
O Bloco de Esquerda insiste na urgência da reabertura da Linha da Beira Alta, pois estes atrasos condicionam ainda o “Projeto do Porto Seco na Guarda, os acesso às plataforma logísticas do distrito e as empresas locais para as quais a ferrovia significa um transporte eficiente.”
Segundo noticiou a agência Lusa em novembro de 2023, a Infraestruturas de Portugal prevê que a Linha da Beira Alta deverá reabrir até ao final do primeiro trimestre de 2024.