No dia 18 de Janeiro a candidatura do Bloco de Esquerda ao círculo eleitoral da Guarda deslocou-se à N16 entre Fornos de Algodres e Celorico da Beira, acompanhada da deputada Isabel Pires.
Em nota de imprensa, a candidatura dá conta que com a visita se constatou que “a estrada se encontra bastante danificada, não sendo por isso segura para quem a utiliza”.
O Bloco de Esquerda propõe que exista um plano de requalificação para toda a Estrada Nacional 16, em cooperação com os municípios envolvidos, tendo em conta a sua importância para as populações que a utilizam diariamente, não tendo qualquer alternativa viável que não seja portajada. “Há populações que precisam da N16 e esta tem que estar em condições para uma circulação segura”.
A candidatura defende o investimento na mobilidade, desenvolvendo boas acessibilidades e a coesão territorial. Considera assim ser necessário o investimento na requalificação das vias rodoviárias e no desenvolvimento de uma rede de transportes coletivos municipais e intermunicipais. “Consideramos que as boas acessibilidades são fundamentais para unir as pessoas e as localidades”, rematam.