O setor cultural foi dos primeiros a ser afetado pela Covid-19. Miguel Guedes, Tiago Rodrigues, e Alexandra Vieira participam hoje às 21h30 no debate “Apoiar a cultura, responder à crise” em direto no facebook do Interior do Avesso e do Esquerda Net e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Salas de espetáculo, museus, cinemas com portas encerradas. O setor cultural foi dos primeiros a ser afetado pela pandemia Covid-19, com fortes impactos para quem dedica a sua vida às artes. Os trabalhadores deste setor contam, geral, com situações laborais extremamente precárias. Acresce que as estruturas de produção são tipicamente de micro e pequena dimensão. A desproteção dos trabalhadores é total, agravando-se agora no contexto da pandemia Covid-19.
Ainda que os estabelecimentos culturais, as salas de espetáculo de todo o país se mantenham encerrados, os profissionais não baixaram os braços oferecendo festivais, concertos, espetáculos, leituras, cursos online a toda a população. As empresas de eventos colocaram os seus meios ao serviço do SNS. Esta onda de solidariedade contrasta com a falta apoio e de medidas para o setor. É urgente responder a estes profissionais.
Hoje, dia 7 de Abril, o músico Miguel Guedes, o diretor do Dona Maria II, Tiago Rodrigues, e a deputada do Bloco Alexandra Vieira participam no debate “Ao Encontro: Apoiar a cultura, responder à crise”. A iniciativa é transmitida em direto no facebook do Interior do Avesso e do Esquerda Net e com tradução em simultâneo para Língua Gestual Portuguesa.