Foto por Jornadas Europeias do Património | Facebook

Estão a decorrer desde ontem as Jornadas Europeias do Património de 2020, dedicadas ao tema “Património Educação”. Até domingo, são mais de 60 os eventos nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu.

Esta é uma iniciativa anual conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância do envolvimento de todos na proteção e valorização do Património Cultural.

O programa completo pode ser consultado online aqui, sendo possível filtrar a procura por distrito, concelho, sítio ou local específico e ainda pelo tipo de atividade.

Com atividades por todo o país, no distrito de Bragança as Jornadas Europeias do Património estão a ser assinaladas com visitas guiadas virtuais, concertos e oficinas, por exemplo, no Museu Abade de Baçal. Mas também com o “I Festival de Arte Urbana – Senara” em Macedo de Cavaleiros.

No distrito de Castelo Branco, estão ainda a decorrer atividades variadas nos concelhos do Fundão, Covilhã, Oleiros, Castelo Branco e Vila de Rei, onde a Exposição Fotográfica de rua “Vila de Rei sai à rua” estará disponível para visita livre até dia 31 de dezembro.

O Distrito da Guarda apresenta um total de 20 atividades, distribuídas por vários concelhos, aparelhos culturais, lugares arqueológicos e Estrela Geopark Mundial da UNESCO. Ainda é possível participar em atividades em Fornos de Algodres, Vila Nova de Foz Côa, Guarda, Trancoso, Celorico da Beira, Seia e Figueira de Castelo Rodrigo.

Em Vila Real, as Jornadas são assinaladas em diversos museus: Museu do Douro, no Museu PEDRAS EXPERIENCE e TERRA MARONESA, Ecomuseu de Barroso e Museu de Geologia Fernando Real. Mas ainda noutras atividades distribuídas pelos concelhos de Chaves, Peso da Régua, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Montalegre, Vila Real e Mondim de Basto.

Nelas, Viseu, Tondela, Tarouca, Carregal do Sal, Lamego, Mangualde e Sernancelhe são os concelhos do distrito de Viseu em que estão a ser assinaladas as Jornadas Europeias do Património. Alguns dos locais por onde passam atividades são o Museu Nacional Grão Vasco, o Mosteiro de São João de Tarouca, o Bairro do Castelo de Lamego, o Palácio Anadia e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa.

Deixe o seu comentário

Skip to content