A independente Susana Carvalho, tecelã de Gouveia, mandatária distrital, acompanhada por Bárbara Xavier, em representação da Comissão Coordenadora Distrital da Guarda, entregou esta quinta-feira a lista do Bloco de Esquerda candidata ao Círculo Eleitoral da Guarda.
Com uma média de idade de 29 anos, a lista do Bloco da Guarda é uma “aposta no futuro do interior (…) com candidatas/os de várias realidades profissionais e geográficas, todos com participação cívica nos meios onde vivem, estudam ou trabalham.”, segundo comunicado da Distrital da Guarda.
A candidatura aposta em fazer “o que nunca foi feito, com a força de quem não lhes dá descanso quando estão em causa as pessoas, as suas condições de trabalho e o acesso ao Serviço Nacional de Saúde, à Educação e à Habitação. Esta candidatura parte agora para o contacto com as pessoas e coletivos para ouvir o distrito e a região na construção de compromissos para o Interior do país.”
Encabeçada pela jovem ativista Beatriz Realinho, a candidatura “estará, até às eleições de 10 março, em iniciativas com as dirigentes nacionais Mariana Mortágua e Catarina Martins, a atual e a anterior, respetivamente, Coordenadora Nacional do Bloco.”
A lista é constituída por:
1- Beatriz Realinho, 23 anos, é natural da Guarda, mestranda em Antropologia, ativista LGBTQI+ e feminista.
2- Bárbara Xavier, 31 anos, é natural da Guarda, exerce como psicóloga e instrutora de yoga para adultas/os e crianças.
3- Rodrigo Sousa, 19 anos, é natural de Fornos de Algodres, estudante de Relações Internacionais, ativista estudantil.
4- Ana Rita Brito, 22 anos, é natural da Guarda, estudante de Direito, ativista feminista e antirracista.
5- Diogo Coelho, 21 anos, é natural de Seia, mestrando em Ciências da Comunicação com especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias.
6- Artur Alves, 55 anos, é residente na Guarda, assistente administrativo na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda.
Mandatária: Susana Carvalho tem 45 anos e vive em Gouveia. É Licenciada em Marketing, Relações Públicas e Publicidade. Atualmente está a frequentar uma formação em tecelagem em Gouveia, local onde em breve terá um estabelecimento próprio onde irá vender as suas peças, assim como as de outros artesãos e artesãs.
Beatriz Realinho encabeça lista do Bloco de Esquerda da Guarda (Legislativas 2024)