Foi apresentada no passado dia 13 de janeiro, em conferência de imprensa, na sede distrital do Bloco de Esquerda da Guarda, a lista às próximas eleições legislativas, marcadas para o dia 10 de março.
A lista candidata às legislativas de 2024 do Bloco é composta por três jovens ativistas da Guarda: Beatriz Realinho, estudante de 23 anos; Bárbara Xavier, psicóloga de 31 anos; e Rodrigo Sousa, estudante de 19 anos, natural de Fornos de Algodres. Integram ainda a lista mandatada por Susana Carvalho, os suplentes Ana Rita Brito, Diogo Coelho e Artur Alves.
Na conferência, Bárbara Xavier, membro da comissão coordenadora distrital da Guarda e deputada municipal na Guarda, afirmou que esta lista irá reforçar a continuidade da ideia de que “a política é para as pessoas”.
“A intervenção política do BE tem sido desenvolvida com apoio de cidadãs e cidadãos que têm encontrado a sua voz neste partido. Levamos e levaremos sempre o distrito e o país a sério. É por isso que nos ouvem e vêm falar dos temas que têm impacto nos cidadãos, nas medidas que respondem às suas problemáticas. Sabemos que muito mais pode ser feito.”, em áreas como a educação, ambiente, saúde e habitação, concluiu Bárbara.
“As soluções passam pelo interior, pois viver e crescer aqui não pode ser uma sentença”
A intervenção de Beatriz Realinho centrou-se nas áreas chave do Bloco, como a saúde, educação, habitação e ambiente, apontando soluções que passam pelo desenvolvimento do interior do país. Defendeu também medidas concretas para a valorização e proteção da Serra da Estrela, território afetado pela crise climática, como “o aumento da verba anual nas equipas de sapadores florestais, carreira profissional para bombeiros, revisão e harmonização dos instrumentos de planeamento agroflorestal, entre muitas outras”.
Mesmo sabendo que o distrito da Guarda elege apenas três deputados para a Assembleia da República, e que o Bloco não tem nenhum deputado eleito, a lista liderada por Beatriz não cruza os braços, continuando a lutar “com propostas que acreditamos serem centrais para os próximos anos”, afirma Beatriz.
“As portagens, a falta de oferta de serviços de proximidade, o combate ao abandono e à desertificação territorial, a reivindicação por melhores salários e pela descida do IVA da eletricidade e do gás para 6%, a luta contra o conservadorismo. Colocar as pessoas no centro.”, continua a jovem ativista.
Beatriz reforça a ideia de que esta é uma candidatura “composta por pessoas que se comprometem a fazer todas estas lutas” e que “levam o interior e as suas pessoas a sério”.
Beatriz Realinho, natural da Guarda, encontra-se atualmente no Mestrado de Antropologia, com especialização em Temas Contemporâneos e trabalha na área de produção de eventos. “Estudou na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda, e em 2018 ingressou na licenciatura de Ciência Política e Relações Internacionais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. Em 2022 concluiu a pós-graduação em Estudos sobre as Mulheres: as mulheres na sociedade e na cultura.”, lê-se na nota biográfica.
Lista candidata às Legislativas 2024
- Beatriz Realinho
- Bárbara Xavier
- Rodrigo Sousa
Suplentes
- Ana Rita Brito
- Diogo Coelho
- Artur Alves
Mandatária: Susana Carvalho