Beatriz Realinho encabeça lista do Bloco de Esquerda da Guarda (Legislativas 2024)

Jovens ativistas, Beatriz Realinho, Bárbara Xavier e Rodrigo Sousa, compõem a lista do círculo eleitoral da Guarda pelo Bloco de Esquerda.
Beatriz Realinho candidata às Legislativas 2024 pelo Bloco de Esquerda da Guarda
Beatriz Realinho candidata às Legislativas 2024 pelo Bloco de Esquerda da Guarda

Foi apresentada no passado dia 13 de janeiro, em conferência de imprensa, na sede distrital do Bloco de Esquerda da Guarda, a lista às próximas eleições legislativas, marcadas para o dia 10 de março.

A lista candidata às legislativas de 2024 do Bloco é composta por três jovens ativistas da Guarda: Beatriz Realinho, estudante de 23 anos; Bárbara Xavier, psicóloga de 31 anos; e Rodrigo Sousa, estudante de 19 anos, natural de Fornos de Algodres. Integram ainda a lista mandatada por Susana Carvalho, os suplentes Ana Rita Brito, Diogo Coelho e Artur Alves.

Na conferência, Bárbara Xavier, membro da comissão coordenadora distrital da Guarda e deputada municipal na Guarda, afirmou que esta lista irá reforçar a continuidade da ideia de que “a política é para as pessoas”.

“A intervenção política do BE tem sido desenvolvida com apoio de cidadãs e cidadãos que têm encontrado a sua voz neste partido. Levamos e levaremos sempre o distrito e o país a sério. É por isso que nos ouvem e vêm falar dos temas que têm impacto nos cidadãos, nas medidas que respondem às suas problemáticas. Sabemos que muito mais pode ser feito.”, em áreas como a educação, ambiente, saúde e habitação, concluiu Bárbara.

“As soluções passam pelo interior, pois viver e crescer aqui não pode ser uma sentença”

A intervenção de Beatriz Realinho centrou-se nas áreas chave do Bloco, como a saúde, educação, habitação e ambiente, apontando soluções que passam pelo desenvolvimento do interior do país. Defendeu também medidas concretas para a valorização e proteção da Serra da Estrela, território afetado pela crise climática, como “o aumento da verba anual nas equipas de sapadores florestais, carreira profissional para bombeiros, revisão e harmonização dos instrumentos de planeamento agroflorestal, entre muitas outras”.

Mesmo sabendo que o distrito da Guarda elege apenas três deputados para a Assembleia da República, e que o Bloco não tem nenhum deputado eleito, a lista liderada por Beatriz não cruza os braços, continuando a lutar “com propostas que acreditamos serem centrais para os próximos anos”, afirma Beatriz.

“As portagens, a falta de oferta de serviços de proximidade, o combate ao abandono e à desertificação territorial, a reivindicação por melhores salários e pela descida do IVA da eletricidade e do gás para 6%, a luta contra o conservadorismo. Colocar as pessoas no centro.”, continua a jovem ativista.

Beatriz reforça a ideia de que esta é uma candidatura “composta por pessoas que se comprometem a fazer todas estas lutas” e que “levam o interior e as suas pessoas a sério”.

Beatriz Realinho, natural da Guarda, encontra-se atualmente no Mestrado de Antropologia, com especialização em Temas Contemporâneos e trabalha na área de produção de eventos. “Estudou na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda, e em 2018 ingressou na licenciatura de Ciência Política e Relações Internacionais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. Em 2022 concluiu a pós-graduação em Estudos sobre as Mulheres: as mulheres na sociedade e na cultura.”, lê-se na nota biográfica.

Lista candidata às Legislativas 2024

  1. Beatriz Realinho
  2. Bárbara Xavier
  3. Rodrigo Sousa

Suplentes

  1. Ana Rita Brito
  2. Diogo Coelho
  3. Artur Alves

Mandatária: Susana Carvalho

Related Posts
Ler Mais

Preços dos CTT podem subir até 6,80%

Segundo o novo contrato de concessão para prestação do serviço postal universal (SPU), em 2022, os preços a aplicar pelos CTT poderão subir até um máximo de 6,80%.
Skip to content