No passado dia 30 de julho foi entregue no Tribunal de Santa Comba Dão a candidatura do Bloco de Esquerda – “Muito Mais Viva Que Morta” – à Assembleia Municipal de Mortágua. Os quatro primeiros nomes da lista, agora divulgados, são assumidos por jovens com idades entre os 18 e os 21 anos.

Ana Pardal, jovem de 20 anos, é a primeira candidata à Assembleia Municipal de Mortágua pelo Bloco de Esquerda, às Eleições Autárquicas de 2021. Natural de Vale de Açores, frequentou o Agrupamento de Escolas de Mortágua e atualmente encontra-se a estudar a Licenciatura de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Militante do Bloco de Esquerda desde os 18 anos e membro da Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do mesmo. Foi desde cedo uma jovem inquieta, tendo sido essa mesma inquietação traduzida no envolvimento em movimentos sociais e coletivos na luta pela justiça climática, feminista, anticapitalista, antirracista e antifascista como a Brigada Estudantil, o Inquiet’Ação, a Greve Feminista com a Rede 8 de Março de Coimbra e no associativismo, com a MORCUL – Associação Jovem de Mortágua, desde os 16 anos. São essas constantes inquietações e lutas que a levam agora a retornar a casa e assumir este novo desafio, na tentativa de dar voz a quem menos tem nos órgãos que as deveriam representar, ouvir e fazer cumprir as suas reivindicações, acreditando que o concelho que a viu nascer e crescer merece ser Muito Mais Vivo Que Morto.

Francisca dos Reis, jovem de 21 anos, é a segunda candidata à Assembleia Municipal de Mortágua pelo Bloco de Esquerda, às Eleições Autárquicas de 2021. Natural de Cercosa, frequentou o Agrupamento de Escolas de Mortágua e atualmente frequenta a Licenciatura de Jornalismo no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra.

Aderente do Bloco de Esquerda desde abril de 2021. O movimento social e a vontade de mudança motivaram-na a juntar-se ao partido e, embora não pertencer a nenhum coletivo, motivou-a a envolver-se na luta antifascista, anticapitalista, antirracista, feminista e na emergência climática. No papel do associativismo, é membro da MORCUL – Associação Jovem de Mortágua, desde os 19 anos e atual membro da Direção e, ainda, como voluntária no CASA Coimbra (Centro Apoio ao Sem Abrigo). A colaboração com a Revista Coolectiva e os trabalhos que desenvolveu academicamente consciencializaram-na para a importância de dar voz a quem não tem. Ressalva a importância da representatividade e a necessidade de todas as pessoas serem ouvidas de forma a fazer cumprir as suas demandas.

Guilherme Mateus, jovem de 19 anos, é o terceiro candidato à Assembleia Municipal pelo Bloco de Esquerda, às Eleições Autárquicas de 2021. Natural de Vila Nova, frequentou o Agrupamento de Escolas de Mortágua até ao 12° ano, tendo, nesse período, integrado diversos projetos musicais dentro e fora do concelho.

Atualmente é estudante da Licenciatura de Engenharia Informática no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e, nas horas vagas, animador 3D e designer de videojogos.

Acredita numa Mortágua mais aberta à cultura, mais progressista e que esta lista pode finalmente falar em nome dos e das jovens mortaguenses que tanto têm carecido de representação nos órgãos autárquicos.

Laura Prata Antunes, jovem de 20 anos, é a quarta candidata à Assembleia Municipal pelo Bloco de Esquerda, às Eleições Autárquicas de 2021. Natural de Mortágua, frequentou o Agrupamento de Escolas de Mortágua e é hoje uma dinâmica estudante na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde frequenta o segundo ano da Licenciatura de Economia. Aqui, encontra-se em diversas organizações e atividades, através das quais adquiriu experiência e capacidade para representar os mortaguenses e, em particular, os e as jovens.

Desde sempre interessada em questões político-económicas e como ficar parada não é opção, viu neste desafio uma oportunidade para defender verdadeiramente as causas e ideias em que acredita. Irá procurar ter sempre como prioridade trabalhar para e por todos/as os/as mortaguenses.

 

 

 

Deixe o seu comentário

Skip to content