O livro A Viagem do Elefante, de José Saramago, serve de inspiração a uma nova rota, a desenvolver durante dois anos, estruturando uma oferta ao nível do Turismo Literário que abrange os concelhos de Fundão, Belmonte, Sabugal, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo.

O projeto vai ser desenvolvido pela Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional (ADR), com sede em Almeida, “catalisando fluxos e dinâmicas de valor acrescentado para a valorização e promoção da Cultura na Região Centro, em particular, em contexto territorial de baixa densidade e com especial incidência na Beira Interior”, segundo informação da Direção Regional de Cultura do Centro.

O livro de Saramago traça o périplo do elefante Salomão pela região do vale do Côa, a caminho de Viena, com passagem por Sortelha (Sabugal), Cidadelhe (Pinhel) e Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo).

Destaca-se ainda que a constituição desta oferta em Turismo Literário, mune-se de um plano de ação, devidamente estruturado e fundamentado, de modo a atingir o nível de desenvolvimento turístico e cultural desejado.

São parceiros do projeto, apoiado pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, os cinco municípios locais, contando ainda com o envolvimento da Direção Regional de Cultura do Centro e também do Município de Lisboa e da Fundação José Saramago, designados de parceiros consultores.

Deixe o seu comentário

Skip to content