A 9.ª edição de O Dia Mais Curto realiza-se entre 1 e 30 de dezembro e propõe quatro programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul de Portugal continental e ilhas, com múltiplas sessões de cinema, em teatros, cinemas, auditórios e escolas, estações de metro, na televisão (RTP2 e canais TVCine) e na plataforma de streaming Filmin.
“Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o solstício de Inverno anuncia a chegada da estação mais fria do hemisfério norte do globo terrestre. Se por um lado, a 21 de dezembro se assinala o momento em que o Sol está no seu ponto mais distante do equador, por outro, festeja-se o momento em que estamos mais perto do Cinema. Celebra-se assim, ao mesmo tempo, a entrada na nova estação e a curta-metragem. A ideia que já alcançou uma dimensão internacional é atualmente celebrada simultaneamente em dezenas de países.”, lê-se em comunicado.
O Dia Mais Curto 2021 vai passar por quatro localidades do interior, Covilhã (distrito de Castelo Branco), Guarda, Mondim de Basto (distrito de Vila Real) e Vila Real.
A primeira realiza-se no dia 11 de dezembro, no Teatro Municipal da Guarda, organizado pelo Cineclube da Guarda, onde será exibido o programa Curtinhas para Todos (composto por quatro filmes).
Depois, no dia 14 deste mês segue-se a sessão em Vila Real, no Pequeno Auditório do Teatro, organizado pelo Shortcutz Vila Real, com o programa Novas Curtas Portuguesas, composto por três filmes, dos quais se destaca “O Teu Nome É”, um filme de animação de Paulo Patrício, um olhar sobre o caso do assassinato de Gisberta Salce Jr., transexual, seropositiva, toxicodependente e sem-abrigo que foi violentamente torturada durante vários dias por um grupo de 14 adolescentes no Porto, em 2006.
A Covilhã exibe no dia 15 um programa de curtas-metragens próprio, na Universidade da Beira Interior, e no dia 21 há exibição do programa Novas Curtas Portuguesas em Favo das Artes – Casa da Cultura de Mondim de Basto.
Esta iniciativa conta ainda com sessões de cinema em mais 21 localidades: Amadora, Arcos de Valdevez, Aveiro, Barcelos, Braga, Coimbra, Elvas, Faro, Figueira da Foz, Guimarães, Leiria, Lisboa, Maia, Marco de Canaveses, Oliveira do Hospital, Ovar, Porto, São Brás de Alportel, Setúbal, Tomar e Vila do Conde.
A grande festa da curta-metragem está de volta!
Programa Interior:
Covilhã
15/12 · Universidade da Beira Interior
18:30 | Programa Associado
Guarda
11/12 · Teatro Municipal da Guarda (Cineclube da Guarda)
16:00 | Curtinhas para Todos
Mondim de Basto
21/12 · Favo das Artes – Casa da Cultura de Mondim de Basto
22:00 | Novas Curtas Portuguesas
Vila Real
14/12 · Pequeno Auditório do Teatro de Vila Real (Shortcutz Vila Real)
21:30 | Novas Curtas Portuguesas
Fonte: O Dia Mais Curto