A Câmara Municipal de Santa Comba Dão anunciou recentemente o encerramento do Centro Escolar do Norte (CEN), localizado em Treixedo, Santa Comba Dão, uma infraestrutura escolar que acolhe cerca de 100 crianças até ao 4º ano.
O edifício foi inaugurado em 2010, tendo um custo de 3,4 milhões de euros. Porém apresenta vários problemas estruturais desde a sua construção, o que de resto é reconhecido pela Câmara Municipal.
“O Bloco de Esquerda já teve a oportunidade de visitar a Escola, a convite de um grupo de pais e encarregados de educação, em março de 2019. Nessa visita, pudemos comprovar que a degradação do edifício era preocupante. Entre os problemas identificados contam-se falhas ao nível das instalações elétricas e infiltrações de água, um quadro que põe em risco a segurança da comunidade escolar”, considera o Bloco na pergunta endereçada ao Ministério da Educação pelas deputadas Joana Mortágua e Alexandra Vieira.
Após o anúncio da Câmara, a Associação de Pais de Pais e Encarregados de Educação pronunciou-se considerando o encerramento a solução adequada. Mas a comunidade educativa está preocupada com a demora das obras, exigindo celeridade, e com um necessário reforço do transporte escolar para minimizar o encerramento do Centro Escolar.
Segundo a autarquia, o encerramento é temporário e o Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão afirmou apenas estar a aguardar financiamento comunitário para a realização da obra.
“Mais urgente do que encontrar responsáveis, é preciso de imediato salvaguardar as necessidades destas crianças sem prejudicar o seu desenvolvimento escolar: no entanto, não podemos deixar de referir que é inaceitável que um edifício público construído há pouco mais de dez anos se encontre nestas condições”, sublinha o Bloco.
Assim, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo, através do Ministério da Educação, sobre se tem conhecimento desta situação e se “pondera intervir junto da autarquia de forma a garantir que as obras no Centro Escolar do Norte – Santa Comba Dão se realizam dentro da maior brevidade”.