Painéis de azulejos degradados e ao abandono no Jardim da República em Lamego

Azulejo de Lamego
Azulejo de Lamego

Os 15 painéis de azulejos de Jorge Rey Colaço no Jardim da República, no centro da cidade de Lamego, encontram-se num visível estado de degradação. O núcleo Douro Sul do Bloco de Esquerda questionou a Câmara Municipal de Lamego sobre o assunto. 

O Jardim da República é um dos jardins mais visitados e emblemáticos da cidade, bem como um dos mais antigos da região do Douro com mais de 100 anos, sendo ainda espaço de lazer e encontro para os habitantes locais. 

Além das várias espécies botânicas, dos dois lagos, do coreto e dos canteiros que o compõem, o jardim está rodeado por 15 painéis de azulejos de Jorge Rey Colaço, retratando a história de vida das pessoas do Douro.

“Estes painéis, tal como o todo o espaço carecem de manutenção constante que há muito tem vindo a ser negligenciada pelos executivos” municipais, denuncia o Bloco de Esquerda do Douro Sul. 

Os painéis “encontram-se num visível estado de degradação. Estado que sendo de conhecimento público, continua a ser invisível para o atual executivo”, acrescentam.

Neste sentido, o Núcleo do Bloco “enviou à Câmara Municipal de Lamego um e-mail com o objetivo de perceber se existe um projeto de requalificação para os painéis de azulejos e, em caso de resposta positiva, quando é que se irá concretizar.”

“O Património cultural assume um papel importante de identidade de uma comunidade, de uma região, é um núcleo de identidade coletiva, um fomento de desenvolvimento regional, como tal a sua preservação deve ser prioridade de todos os executivos”, defende o Bloco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content