A Rádio Altitude, com sede na Guarda, celebra 72 anos de emissões regulares. É a rádio local mais antiga do país.
De acordo com o Correio da Beira Serra, a Rádio Altitude foi criada em 1946 e hoje é considerada como a rádio local mais antiga do país. Mas foi em 1948 que as emissões começaram a ser regulares.
Em 1946, José Maria Pedrosa e outros doentes internados no Sanatório da Guarda deram início a várias experiências de radiodifusão em circuito interno, depois o projeto evoluiu para uma estação de rádio e teve como primeiro diretor o médico Ladislau Patrício, diretor do Sanatório.
Os responsáveis pela emissora referem que “hoje, numa época a todos os níveis desafiante, celebramos a longevidade desta aventura: 72 anos no ar. E a Guarda pode orgulhar-se de ser a cidade precursora da radiodifusão sonora em Portugal e uma das pioneiras na Europa”, ainda afirma que “é a Guarda que está de parabéns por este lugar singular na História. Bem-hajam todos os que o tornaram e tornam possível”.