Serra do Crasto: “Toda a biodiversidade da Serra está em risco”

Foto da Concelhia do Bloco de Viseu
O deputado bloquista, Ricardo Vicente, visitou a Serra do Crasto, no concelho de Viseu, com o objetivo de conhecer melhor as condições existentes de preservação ambiental. A zona está severamente afetada pela Doença da Murchidão do Pinheiro.

Em nota de imprensa, a Comissão Coordenadora Concelhia de Viseu do Bloco de Esquerda informou que “com o objetivo de conhecer melhor as condições existentes na preservação ambiental da Serra do Crasto, o Bloco de Esquerda de Viseu visitou esta Serra com a participação de Ricardo Vicente, membro da Comissão Parlamentar da Agricultura e Mar”. 

O Perímetro Florestal da Serra do Crasto, cerca de 500 hectares, abrange as freguesias de São Cipriano e Vil de Souto, Abraveses, Orgens, Campo, Bodiosa e Coutos de Viseu. Esta zona está afeta à Direção Regional da Conservação da Natureza, do ICNF. 

Para o partido, “toda a biodiversidade da Serra em risco tendo em conta que existem dezenas de Pinheiro Bravos com a Doença da Murchidão do Pinheiro que se propaga através do nemátodo da madeira do pinheiro, um ser vivo microscópico com 1mm de comprimento, que vive nos canais de resina e nos vasos que transportam a água”. 

“Esta situação acontece devido a não terem sido tomadas medidas de prevenção/combate para que esta doença não se propague mais ainda e provoque uma verdadeira extinção de toda a mancha verde deste pulmão da cidade”, sublinha a concelhia bloquista. 

O Bloco considera que “é fundamental preservar o património ambiental e criar medidas de prevenção contra os incêndios que nesta zona assumem um risco elevado pela ausência de intervenção das entidades competentes”. 

As questões deixadas pelo partido são: Que investimento fez o Município de Viseu na conservação da estrada florestal?; o Município tem coordenado com o ICNF a gestão da Serra?; Que medidas estão previstas para travar a desflorestação e diminuir os riscos de incêndios? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Legislativas 2022: Calendário dos debates na TV

Os frente a frente entre líderes partidários terão lugar entre os dias 2 e 15 de janeiro. A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, terá o seu primeiro debate a 2 de janeiro com André Ventura, do Chega, a partir das 22h na SIC Notícias. Por Esquerda.net
Skip to content