Falta de transporte escolar em dias de exame, falta de iluminação junto a locais de paragem de autocarros, entre queixas de falta de condições para a prática de educação física, são o resumo de uma reunião do Bloco com alunos e encarregados de educação.
No passado 21 do mês de julho, a candidatura do Bloco ao concelho da Sertã, reuniu com alunos e encarregados de educação daquele concelho tendo elencado várias falhas que “os sucessivos Executivos Municipais, tanto de PS como PSD” promoveram, tendo-se “esquecido dos jovens do concelho”.
A rede de transporte escolar e pública foi muito visada. Para a candidatura do Bloco de Esquerda há problemas como a falta de resposta do sistema, o que leva muitos jovens a terem “sérias dificuldades em encontrar soluções para se deslocarem para as escolas”.
Também a falta de iluminação nas paragens de autocarros da Póvoa da Várzea é posta em causa, mas a queixa mais grave foi a da inexistência de transportes nos dias de exames nacionais.
Também a inexistência de condições para a prática de educação física na Escola Padre Farinha foi levantada em comunicado, “ têm de se deslocar a pé para as outras escolas, tanto de verão como de inverno”, dizem, insistindo que “esta situação é grave, já que os alunos são obrigados a deslocar-se, faça chuva ou faça calor“.
Para terminar a listagem abordam o assunto da “problemática óbvia decorrente das obras na Escola Secundária da Sertã, que se arrastam há anos, e que prejudica seriamente alunos, professores e não docentes que realizam as suas funções neste estabelecimento”.
Terminam o comunicado com a afirmação de estarem na “luta intransigente por uma escola pública, moderna, inclusiva e democrática, como pilar de igualdade para uma sociedade justa”.