Foto por Jeffrey Beall | Flickr

A Universidade da Beira Interior (UBI) divulgou o plano de funcionamento para o 1º semestre do ano letivo 2020/2021, onde estabelece “um conjunto de orientações e medidas excecionais para assegurar a retoma das atividades académicas em condições de segurança”.

As aulas Teóricas e Teórico-práticas poderão decorrer em três sistemas. Presencial nos casos em que “a dimensão da turma seja inferior à capacidade da sala em situação pandémica”. Presencial híbrido, com a divisão da turma em dois turnos rotativos de duas em duas semanas, “metade da turma assiste à aula em sala de aula enquanto a outra metade assiste à transmissão online síncrona dessa mesma aula”. Presencial por grupos, “a turma é dividida em grupos de estudantes, de acordo com a capacidade das salas escolhidas.”

Para aumentar a oferta de espaços, exigida por este modo de funcionamento, “foram criadas novas salas de grande capacidade e disponibilizados alguns anfiteatros para marcação de aulas.” A lotação de cada sala será indicada na porta e os lugares disponíveis para ocupação serão previamente assinalados. Será ainda atribuída uma “única sala a cada ano de cada curso.” Assim, “os estudantes devem ocupar sempre o mesmo lugar na sala de aula atribuída à turma”, que será desinfetada no final de cada turno.

A utilização de máscara será obrigatória no interior dos edifícios, bem como a desinfeção das mãos à entrada. Também a “distância social de dois metros” deve ser respeitada “dentro e fora dos edifícios”, “evitando-se ajuntamentos que ultrapassem o número máximo de pessoas permitido por Lei.” As portas, sempre que possível, estarão abertas “para evitar que os utilizadores toquem no puxador.”

Relativamente ao funcionamento das cantinas, os horários das mesmas serão alargados, “nas filas de espera devem ser mantidas as distâncias devidamente assinaladas no chão” e o pagamento através de Cartão de Estudante ou de Multibanco deverá ser privilegiado. Será também disponibilizada uma maior quantidade de refeições em sistema takeaway, embora estejam disponíveis lugares na cantina que irão sendo desinfetados e sinalizados com a indicação “Higienizado”.

Estas são apenas algumas das medidas anunciadas através do site da UBI, onde podem ser consultadas na totalidade.

Deixe o seu comentário

Skip to content