Violência no namoro em contexto universitário afeta mais de metade dos estudantes

Os números são do Estudo Nacional da Violência no Namoro em Contexto Universitário a partir de um inquérito realizado nos últimos dois anos.
Foto de Paulete Matos

O Estudo Nacional da Violência no Namoro em Contexto Universitário (2020/2021), apresentado pelo UNI+, um programa da Associação Plano i, e citado pela Lusa, aponta que mais da metade dos participantes afirma ter sido sujeito a pelo menos um ato violento em contexto universitário.

Os responsáveis referem que “não é possível afirmar que a proporção da violência no namoro praticada por homens seja significativamente superior em comparação com a praticada por mulheres, porém a proporção da violência sofrida é superior nas mulheres comparativamente com os homens”.

Dos que responderam ao estudo, 53,1% disseram que já tinham sido sujeitos a pelo menos um ato de violência, concretamente 53,2% das mulheres e 53,6% dos homens.

Os dados revelam que 32,4% dos participantes já praticaram pelo menos um ato de violência no namoro, sendo 32,2% mulheres e 34,6% homens.

O estudo teve a participação de 1.322 pessoas, 87,7% do sexo feminino, com uma idade média de 22 anos. Os dados foram recolhidos entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021.

O trabalho é apresentado numa sessão no âmbito do tema da violência no namoro e também serão divulgados os resultados de 2021 do Observatório da Violência no Namoro, estrutura criada em 2017.

Em 2021, a GNR e PSP receberam mais de 3 mil denúncias de violência no namoro 

jornal Expresso cita dados da GNR e da PSP, revelando que receberam 2215 e 1105 queixas, respetivamente, no âmbito da violência no namoro.

Na maior parte dos casos, as situações referem-se a situações entre ex-namorados e, geralmente, por parte do sexo feminino.

Publicado por Esquerda.net a 14 de fevereiro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Hospital de Bragança
Ler Mais

Hospital de Bragança sem TAC

Foto por Reis Quarteu – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=82031996O Hospital de Bragança estará sem Tomografia Axial…
Skip to content