Voto Antecipado (Legislativas 2024)

A partir da amanhã, dia 25 de fevereiro, pode solicitar o voto antecipado
Urna de voto
Urna de voto

A 10 de março, o país vai às urnas para eleger os 230 deputados e deputadas que irão compor a Assembleia da República. Há 19 forças políticas na corrida e mais de 10,8 milhões de eleitores inscritos – podem votar todos os cidadãos com mais de 18 anos e nacionalidade portuguesa, mas também cidadãos com nacionalidade brasileira residentes em Portugal com estatuto de igualdade de direitos políticos.

Todos os eleitores recenseados no território nacional podem optar por votar antecipadamente em mobilidade. Nesse caso, a eleição irá ocorrer uma semana antes (isto é, a 3 de março). Haverá uma mesa de voto por cada Município e o eleitor poderá escolher onde vai votar. A inscrição para este regime de voto acontece já a partir deste domingo e até dia 29 de fevereiro, via postal ou através da plataforma https://www.votoantecipado.pt/#

Uma notícia da SAPO24 esclarece que, caso um eleitor se inscreva para votar antecipadamente em mobilidade e não consiga fazê-lo, poderá votar no dia da eleição (10 de março) no local onde se encontra recenseado.

Para as pessoas presas e internadas, terminou, no passado dia 19 de fevereiro, o prazo para requisição do direito ao voto. Nestes casos, os votos serão recolhidos nas prisões e hospitais, entre os dias 26 e 29 de fevereiro. 

Os eleitores recenseados no estrangeiro, podem votar presencialmente nos dias 9 e 10 de março na respetiva assembleia de voto (consulado, embaixada ou posto consular).

 

Para mais informação consulte o Portal do Eleitor: www.portaldoeleitor.pt

Related Posts
Skip to content