Bloco quer conhecer projecto dos teleféricos de acesso à Torre

Autor: Vitor Oliveira Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/ Link original: https://flic.kr/p/4pdJfP
Foto de Vitor Oliveira | Flickr
Após a reunião com a Associação dos Amigos da Serra da Estrela – ASE, dia 15 de dezembro, o Bloco de Esquerda endereçou uma pergunta ao Governo em que pede esclarecimentos acerca do projecto dos teleféricos de acesso à Torre – Serra da Estrela, projeto que consta do Plano Nacional de Investimentos 2030.

As acessibilidades à Torre da Serra da Estrela têm sido alvo de bastante debate e propostas ao longo dos anos, pelo número consistente de pessoas que acedem por motivos de turismo, mas também pela própria mobilidade das populações daquela zona.

Já em setembro de 2019 a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE) reuniu vários dirigentes políticos da região e representantes de entidades com atividade na Serra da Estrela para debater a questão dos acessos. Nesse sentido, os autarcas defenderam que se deve apostar no projeto das telecabines para resolver a questão de acessibilidade e de segurança decorrente da neve e tratamento que lhe é dada. Carlos Rodrigues, responsável pelas relações institucionais da Infraestruturas de Portugal (IP), rejeitou as críticas respeitantes à demora da reabertura das estradas e garantiu que nem com o dobro dos meios se conseguiria melhorar a eficiência, devido às características da neve da Serra da Estrela. No entanto, não ficou clara a posição relativamente à proposta das telecabines.

Para o Bloco de Esquerda as acessibilidades à Torre e toda a mobilidade daquela zona são uma matéria relevante, seja do ponto de vista da atividade económica turística, seja para as deslocações das próprias populações, mas também tem em conta o impacto ambiental que esta estrutura pode causar no ecossistema, e nesse sentido quer respostas do Governo que esclareçam a dimensão deste projeto e os prazos de conclusão do Estudo de Impacte Ambiental, que desejavelmente estará previsto para este projeto.

(Escrito por MFS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Enara Teixeira: “Este é o momento de irmos a votos e termos uma representatividade distinta daquela que temos tido ao longo dessas décadas”

Numa sessão pública em Vila Real em que também estiveram presentes a economista e deputada Mariana Mortágua, o professor catedrático Rui Manuel Vitor Cortes e Vasco Valente Lopes a moderar, a cabeça de lista do Bloco pelo distrito, Enara Teixeira, defende que “precisamos falar dentro das nossas casas, dentro dos nossos lares, nos nossos círculos de amigos, as pessoas precisam ir votar. Este é o momento de irmos a votos e termos uma representatividade distinta daquela que temos tido ao longo dessas décadas”.
Skip to content