Concentração São João de Areias - Setembro de 2018 | Foto por Interior do Avesso

O investimento será de 443 mil euros. Uma das principais alterações ao projeto inicial é a aquisição e instalação do novo Sistema de Climatização e Tratamento de Ar (AVAC). A população está expectante, mas com algumas reticências. “Temos que esperar para ver se é desta vez que a Unidade de Saúde vai avançar”, afirma Paulo Rodrigues, do Movimento Mexer São João de Areias.

Depois do primeiro concurso ter sido cancelado, no valor de 329 mil euros, já que a empresa adjudicatária da empreitada nunca chegou a apresentar os documentos de habilitação para a execução do contrato por se encontrar em processo de insolvência. A Câmara Municipal de Santa Comba Dão decidiu avançar com outro concurso, verificando até “que o preço base do primeiro concurso estava demasiado baixo para aparecer qualquer outro concorrente apto e interessado na execução da empreitada”. 

O Movimento Mexer São João de Areias já organizou várias concentrações de protesto pelo acesso digno à saúde na Freguesia de São João de Areias. Reivindicam a construção da ”tão prometida” Extensão de Saúde, de melhores cuidados e acesso e profissionais de saúde destacados a tempo inteiro, nomeadamente médicos. 

Para Paulo Rodrigues, um dos porta vozes do Movimento, “a notícia é muito bem-vinda, sendo sinal de que a mobilização da população de São João de Areias surgiu efeito, salientando o facto de que a maioria da população é envelhecida. Por isso estamos todos de parabéns.”

Paulo relembra que “mesmo satisfeitos por esta notícia, aguardamos pela sua concretização já que vão longos os anos de promessas, até já existiu um concurso aberto para a construção da nova Unidade de Saúde”. 

Avançou que o Movimento continuará para novas formas de luta e organização, nomeadamente “a convocatória de uma Assembleia de Utentes, no sentido de existir um coletivo organizado para acompanhar as problemáticas do dia-a-dia dos utentes da Extensão de Saúde de São João de Areias”. 

 

(Escrito por DG)

Deixe o seu comentário

Skip to content