Abril em Marcha – Portugal: O Bom Colonizador?

Carmo 81 e Plataforma Já Marchavas associam-se ao programa Abril é Agora, da Associação Cultra, para debater a guerra colonial.

Conversa com Miguel Cardina

O colonialismo terminou como realidade política em 1974/75, mas os seus impactos e legados permanecem vivos na sociedade portuguesa. Partindo de uma leitura histórica sobre a produção e mutação de imaginários coloniais no século XX, Miguel Cardina trará uma reflexão sobre a memória da guerra colonial e do colonialismo no Portugal democrático.

Álbum de Fotografia “As Lavadeiras da Guerra” de Fátima Teles

Com recurso a fotografias de ex-combatentes da Guerra Colonial Portuguesa, disponibilizadas online, esta instalação procura compreender o papel das mulheres e como a violência cultural e sexual é também uma forma de guerra sem armas.

Abril em Marcha – Abril é Agora

“Abril em Marcha” propõe um conjunto de iniciativas culturais, entre conversas, música, exposições e cinema, de forma a celebrar os 50 anos do 25 de Abril, para alimentar o espírito crítico da Revolução. É o juntar de vontades do programa Abril é Agora, da Associação Cultra, da Carmo 81 e da Plataforma Já Marchavas.

Related Posts
Incêndio
Ler Mais

Serra da Estrela: “Falhou uma real gestão florestal e prevenção de incêndios. Falhou a política da desvalorização, dos baixos salários, da ausência de Carreiras e Estatutos Profissionais”

"Assistimos impávidos à destruição de património irreparável, sabendo que a possibilidade de não se repetir cai sobre quem, mais uma vez tão provavelmente, optará por medidas insuficientes de mitigação e reparação, ignorando sistematicamente os danos causados à população que as/os elegeu."
Skip to content