Foto por Interior do Avesso

A proposta de recomendação do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Vila Flor que pretendia que a Câmara Municipal mudasse o nome da rua “Dr. Oliveira Salazar” por rua dos “Bombeiros Voluntários foi adiada para a próxima Assembleia Municipal por se ter registado um empate na votação da mesma. Dos presentes na Assembleia Municipal houve 6 membros que votaram favoravelmente, 6 contra e 14 abstenções. Após consultado o Regimento, a Mesa da Assembleia decidiu votar novamente a proposta na próxima Assembleia.

Na proposta de Recomendação o Bloco pode ler-se que “António de Oliveira Salazar foi o principal rosto do Estado Novo, regime autoritário e de influência fascista de extrema-direita, que assolou Portugal durante 48 anos, tendo torturado e perseguido opositores, bem como condenando o povo à fome e à miséria.”

Para Jóni Ledo, Deputado do Bloco na Assembleia Municipal em Vila Flor, “A rua Dr. Oliveira Salazar não é conhecida como tal pelos vilaflorenses. A população reconhece esta rua como rua dos Bombeiros Voluntários, e, por isso, a sua alteração apenas trará verdade ao nome desta.”

Considerou ainda que os Bombeiros Voluntários de Vila Flor prestam um serviço exemplar e essencial às populações, merecendo todas as homenagens que lhes possam ser prestadas. “Estes profissionais abdicam muitas vezes de horas com as suas famílias para se colocarem tantas vezes em situações de risco para defender o bem comum.”

Após este impasse na votação, que se realizou por duas vezes, será novamente discutido o assunto na próxima Assembleia Ordinária prevista para o mês de abril.

Deixe o seu comentário

Skip to content