O filme gravado no concelho de Vinhais está na final do festival CINENOVA, Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal, com nomeações em duas categorias
O filme Aldeia do Diabo foi um dos 31 escolhidos entre mais de 1400 curtas-metragens, para a fase final do CINENOVA. Entre estes, foram selecionados 11 filmes portugueses para competição em ambos os prémios: “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Filme Português”.
Aldeia do Diabo, de 2020, realizado por Bruno Acosta, Marcos Kontze, Melissa Gomes e Tom Freitas, partiu de uma residência artística da Universidade da Beira Interior (UBI). Foi gravado ao longo de sete dias em 2019 e retrata a relação entre os moradores da aldeia de Cidões e as crenças e tradições da festa da Cabra e do Canhoto.
O filme documental, fruto da residência artística Montanha Mágica, acompanha a figura do Diabo como fio condutor de uma narrativa pagã que é recorrente nas festas populares da região Trás-os-Montes.
Também concorreu na 41ª edição do Fantasporto – Porto International Film Festival, na mostra competitiva PCP (Prêmio Cinema Português) na categoria Melhor Filme (Curta-metragem).
ALDEIA DO DIABO – Trailer from Marcos Kontze on Vimeo.