APA assume que a ETAR dos Enxames “não consta do contrato de Concessão Águas Vale do Tejo S.A.”

A ETAR dos Enxames, no concelho do Fundão, está sem licença de funcionamento desde abril de 2021, mas nunca chegou a funcionar, confirma a APA em resposta ao Bloco de Esquerda.
ETAR dos Enxames
ETAR dos Enxames

Em setembro deste ano, após uma visita do deputado José Manuel Pureza à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) dos Enxames, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda avançou com uma pergunta ao Ministério do Ambiente no sentido de esclarecer o que se estaria a passar com a infraestrutura.

Em resposta, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) informa agora que pediu esclarecimentos à Câmara Municipal do Fundão sobre o assunto, assumindo que a empresa Águas Vale do Tejo “não teve responsabilidades na construção da ETAR, nem a Águas do Vale do Tejo é responsável pela exploração e gestão da infraestrutura, sendo que o subsistema de saneamento de Enxames, no concelho do Fundão, não consta do contrato de Concessão Águas do Vale do Tejo S.A.”.

A APA afirma que “procederam à realização de uma ação de fiscalização às instalações em causa no dia 7 de abril do presente ano”, tendo a infraestrutura apresentado “vegetação abundante no seu interior, não sendo possível identificar a obra de entrada ou qualquer outro órgão de tratamento da ETAR”.

É também informado que a licença do Título de Utilização de Recursos Hídricos (TURH) foi vencida a 29 de abril de 2021, “não tendo sido solicitada a sua renovação até à data”.

Em comunicado, o Bloco do Fundão lembra que a ETAR dos Enxames, com mais de dez anos, nunca funcionou depois de ter sido construída com um investimento de 981.372 euros – 834.166 euros financiados pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Neste seguimento, o Bloco de Esquerda acusa que “alguém se esqueceu que a ETAR dos Enxames existe”, levantando algumas questões: “A ETAR é necessária? E se não o é, porquê foi construída?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
IP3. Foto Interior do Avesso.
Ler Mais

PSD já fala em portagens no IP3

Os deputados eleitos por Viseu do PSD falam em colocar portagens na IP3 como solução para terminar as obras do IP3, entre Santa Comba Dão e Coimbra.
Skip to content