A apresentação pública do projeto ‘à escuta: catálogo poético’, dos músicos Joana Sá e Luís J Martins, será nos dias 3 a 6 de setembro na aldeia de Frádigas, no Parque Natural da Serra da Estrela. Os quatro dias de apresentações irão proporcionar diferentes experiências do território, através de um conjunto de instalações e performances.
‘à escuta: catálogo poético’ é um projeto de criação artística, construído na aldeia de Frádigas (Vide, Seia, Guarda), num processo que envolve a comunidade local e trabalho colaborativo com vários parceiros.
Segundo comunicado, “este projeto visa criar um catálogo poético de instalações/ performances interdisciplinares – musicais, sonoras, arquitetónicas, visuais – na aldeia e na sua envolvente.”
Nos quatro dias de apresentações públicas, haverá lugar para performances dos músicos Joana Sá e Luís J Martins, instalações concebidas pelos músicos e pelo coletivo/workshop de arquitetura e construção em madeira Camposaz, passeios interpretativos com o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e o GEOPARK Estrela, um mercadinho de produtores locais organizado pelo movimento cívico Movimento Estrela Viva, o encontro de associações locais ‘Pontes para o Rio Alvoco’ organizado pelo MEV, a conversa pública ‘Assembleia: à escuta’ instigada por Luís Sousa Ferreira e uma sessão de co-criação promovida pela Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM).
“Para além de todas estas propostas, uma publicação reunirá várias contribuições de parceiros, num outro catálogo poético, também a diversas vozes. Tanto o formato do evento como o da publicação refletem o caráter colaborativo e interdisciplinar do projeto”, acrescentam.
A entrada para todas as atividades é gratuita, com algumas sujeitas a inscrição prévia (mais informações disponibilizadas brevemente em www.aescuta.pt).