Depois de espectáculos como “Call Me Shakes” (2023), “O Navio Night” (2023) e “Shakespeare is whaaat?” (2022), a companhia de teatro viseense Ardemente apresenta #POV – Point of View, um projeto multidisciplinar que convida sete artistas nacionais a partilharem o seu ponto de vista (#POV) sobre seis personalidades artísticas e/ou históricas que foram influência na vida de cada um dos artistas convidados.
Com coordenação artística de Emanuel Santoz, Gabriel Gomes e Roberto Terra, o projeto lança o desafio a outros quatro artistas para, na primeira pessoa, partilharem o seu ponto de vista sobre: Herculine Barbin, pessoa interssexo; Judy Garland, atriz, cantora e símbolo de luta pelos direitos LGBTQIA+; Almada Negreiros, artista plástico e escrito; Marilyn Monroe, atriz e ícone da cultura do século XX; Super Junior, grupo de pop sul coreano; e as Doce, a girlsband sensação portuguesa dos anos 1980.
“A cultura de massas, a saúde do corpo da mulher, o empoderamento feminino ou a representação da comunidade LGBTQIA+ são algumas das temáticas abordadas ao longo de um ano de programação, que pretende ocupar os espaços da cidade com propostas multidisciplinares, que representam também uma urgência de assuntos ainda pouco discutidos no contexto em que se inserem.”, lê-se no comunicado da Ardemente.
Os sete pontos de vista serão interpretados por The Cursed Assembly (Odete e Cru Encarnação), Roberto Terra, Vitor H. Freitas, Ana Lopes, Gabriel Gomes e Emanuel Santoz. A primeira performance acontece já no mês de junho e a programação estende-se até ao final do ano.
Programa #POV – Point of View
20 junho, nos Jardins da Casa do Miradouro – The Cursed Assembly + Herculine Barbin
19/20 julho, no CCCV – POLO II – Roberto Terra + Judy Garland
27 setembro, no CCCV – POLO II – Vitor H. Freitas + Almada Negreiros
18 outubro, no CCCV – POLO II – Gabriel Gomes + Super Junior
9 a 30 de novembro, na Casa da Ribeira – Ana Lopes + Marilyn Monroe
13/24 dezembro, no CCCV – POLO II – Emanuel Santoz + Doce