Foto por Governo do Rio Grande do Sul, CC BY 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/3.0>, via Wikimedia Commons

Caesar DePaço, apoiante e financiador do Chega, foi nomeado cônsul honorário de Portugal em Palm Coast, na Flórida, pelo Governo de Passos Coelho, em 2014, quando José Cesário (PSD), deputado na Assembleia da República e antigo membro das Assembleias Municipais de Viseu e de Cinfães, era Secretário de Estado das Comunidades.

Atualmente José Cesário ainda desempenha funções de deputado na Assembleia da República, cargo que tem ocupado consecutivamente desde 1983 (III Legislatura), inicialmente pelo círculo de Viseu e a partir de 2005 pelo círculo de fora da Europa. Isto acontece apesar de em 2016 ter sido um dos deputados mais “faltosos” às reuniões magnas. 

José Cesário é ainda membro do conselho consultivo da Fundação dePaço, propriedade do multimilionário Caeser dePaço que, segundo o deputado é “um grande empresário”, “altruísta”. A fundação ainda não foi formalmente constituída, mas está online desde maio de 2020.

Segundo a Grande reportagem da SIC (A Grande Ilusão), Caeser DePaço (César Manuel Cardoso Matos do Paço), cônsul até maio de 2020, quando pediu para ser exonerado, faz anualmente donativos a forças de segurança norte-americanas, em valores que se localizam entre 1 milhão e meio e 2 milhões anuais, de forma direta ou indireta.

Outros donativos do multimilionário tiveram como destino o Futebol Clube de Canelas (futebol) e o Futebol Clube do Porto (boxe), apesar de benfiquista. O autointitulado apartidário fez também um donativo de €10.480,50 (o máximo que a lei permite) ao Chega, partido em que, segundo as suas redes sociais, se revê, defende a apoia, tendo surgido pela primeira vez ao lado de André Ventura a 25 de janeiro de 2020.

No mesmo dia, num comício no mercado Ferreira Borges no Porto, dePaço surge também ao lado de José Lourenço, seu conselheiro em Portugal, então vice-presidente da distrital do Porto do Chega e atual presidente da mesma distrital.

Em Fevereiro de 2019, César Manuel Cardoso Matos do Paço também passou por Viseu, tendo sido recebido na Câmara Municipal pelo Presidente Almeida Henriques e Mota Faria, Presidente da Assembleia Municipal, tendo então sido condecorado Comendador da Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, de acordo com o Notícias de Viseu.

 

Jornalistas ameaçados por dirigentes do Chega antes da estreia da reportagem

Deixe o seu comentário

Skip to content