Bloco de Esquerda pinta “banco do amor” em Viseu para alertar para os direitos LGBTQIA+

Enquanto Chega e PSD competiam com camiões TIR no Rossio, na cidade de Viseu, a candidatura do Bloco de Esquerda pintou dois bancos com as cores da bandeira LGBTQIA+ junto ao Rossio, no parque Aquilino Ribeiro.

#BancodoAmor é uma iniciativa do Bloco que tem pintado bancos por todo o país com as cores da bandeira LGBTQIA+, “com o objectivo de alertar para o crescente ódio que alguma direita tem promovido e outra tem branqueado”.

A candidatura pelo círculo eleitoral de Viseu lembra que “também em Viseu têm existido ataques LGBTQIA+ fóbicos há vários anos, demonstrando o conservadorismo e descriminação enraizados na região. Entre estes, os ataques protagonizados pelos candidatos do Chega ao município de Viseu”.

O Distrito de Viseu teve a sua primeira manifestação pública, de abrangência nacional, de denúncia contra os ataques homofóbicos em 2005. Apenas 13 anos depois surgiu um movimento mobilizador cívico que organizou a primeira marcha de Viseu pelos direitos LGBTQIA+. “O movimento interseccional tem-se manifestado nas ruas da cidade desde então, sempre com o apoio do Bloco”.

A iniciativa #bancodoamor, que consiste na pintura de um banco de jardim com as cores da bandeira LGBTQIA+, “pretende ir para além do ato simbólico em si e fomentar o sentimento de pertença das pessoas LGBTQIA+ à vida em sociedade”. Até ao momento a iniciativa já foi realizada em Viseu, Braga, Guimarães, Coimbra, Santarém e Faro, mas continuará a realizar-se noutros locais do país.

No seu programa para 2022-206, o Bloco de Esquerda, entre outras medias, defende a criação de uma lei quadro para a promoção do exercício à autodeterminação da identidade de género, expressão de género e do direito à proteção das características sexuais, bem como a realização de inquérito nacional sobre a diversidade populacional portuguesa e a criminalização das chamadas “terapias” de conversão, práticas de tortura infligidas sobre pessoas LGBTQIA+.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content