Numa sessão online, no dia 17 de outubro, o eurodeputado do Bloco de Esquerda, José Gusmão, e a representante do Bloco Nacionalista Galego no Parlamento Europeu, Ana Miranda, vão conversar sobre alguns assuntos como “os trabalhadores transfronteiriços, o futuro da CPLP ou a implementação da Lei Paz-Andrade”. 

A sessão online com o nome “Galiza e Portugal: Que Europa queremos”, realizada no dia 17 de outubro às 15h de Portugal, 16h na Galiza, vai juntar o eurodeputado do Bloco de Esquerda, José Gusmão e a representante do Bloco Nacionalista Galego (BNG) no Parlamento Europeu, Ana Miranda. A moderação vai ficar a cargo de Alberte Paz, coordenador do BNG Portugal. 

Alberte Paz, em declarações ao Interior do Avesso, refere que “a Assembleia do Bloco Nacionalista Galego organiza um pequeno evento com a sua representante no Parlamento Europeu, Ana Miranda, e o eurodeputado do Bloco de Esquerda, José Gusmão. Desde uma óptica internacionalista e de esquerdas vamos tentar pôr em comum a Europa dos Povos que ambas as organizações pretendemos”. 

“Queremos achegar a nossa visão sobre os trabalhadores transfronteiriços e propor soluções aos problemas com os que se deparam; debater sobre o futuro da CPLP e a posição que poderia ter a Galiza nesta organização internacional; analisar a Lei Paz-Andrade, uma lei do Parlamento da Galiza que defende a aproximação das culturas galega e portuguesa, através de diversas ferramentas como a rádio e televisão públicas ou o reforço do ensino do português na Galiza”, diz Alberte Paz. 

Para o coordenador do BNG Portugal, “será sobretudo um intercâmbio de ideias entre duas organizações que partilham muitos pontos em comum nas suas sociedades e com vontade de fortalecer esses vínculos”. 

O debate online será realizada no dia 17 de outubro, às 15h de Portugal e 16h da Galiza e será transmitido na página de Facebook do BNG Portugal. 

Deixe o seu comentário

Skip to content