Bloco recomenda a todas as Câmaras Municipais do distrito de Bragança a hastear a bandeira LGBTIQA+

Bloco de Esquerda LGBTI+

O Bloco de Esquerda de Bragança enviou uma recomendação a todas as Câmaras Municipais do distrito de Bragança, para que no próximo dia 28 de junho, dia internacional do orgulho LGBTIQA+, a hastear a bandeira arco-íris nos paços do concelho.

O comunicado do Bloco refere que o partido “orgulha-se de estar sempre na defesa da comunidade, desde o primeiro dia: na legalização das uniões de facto em 2001, e do casamento em 2010, na adoção por casais homossexuais em 2015, e tão recentemente, em 2021, no fim da discriminação na doação de sangue”.

O mês de Junho é de celebração, por todo o mundo, do orgulho LGBTQIA+. A origem desta data está relacionada com a revolta de Stonewall Inn, em Nova Iorque, Estados unidos da América, dando início ao movimento mais importante de defesa dos direitos LGBTIQA+.

As marchas do orgulho, que nos inícios de 1970, se tornaram em momentos e movimentos de visibilidade e reivindicação da comunidade LGBTIQA+ proliferaram por todo o mundo.

Em Portugal foi a 28 de junho, do ano 2000, que saiu à rua a primeira marcha do orgulho, em Lisboa. A cidade de Bragança viu a sua marcha ser realizada em 2018, e, no passado dia 19 de junho, saiu, novamente, a marcha pelos direitos LGBTQA+ de Bragança, pela terceira vez.

O Bloco de Esquerda felicita a comissão organizadora da marcha pela coragem, dedicação e a forma como foi organizado todo o encontro que juntou largas dezenas de pessoas.

O Bloco de Esquerda desafia os executivos das Câmaras Municipais do distrito de Bragança, a que no próximo dia 28 de junho, seja hasteada a bandeira arco-íris nos Paços do Concelho, assim como a declararem-se zonas livres de LGBTQIA+ Fobia e a implementar o Plano Municipal para a Igualdade, como forma de tornar visível o espírito de inclusão. O Plano Municipal para Igualdade não é aplicado em muitos municípios desta região transmontana, segundo  Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Related Posts
Ler Mais

Radiografias Concelhias: Gouveia

Foto por Tschubby – Own work, CC BY-SA 3.0, https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Kreis_Gouveia_2020.pngGouveia é um concelho pertencente ao distrito da Guarda,…
Skip to content