Bloco questiona Governo sobre apoio aos agricultores afetados por granizo em Carrazeda de Ansiães

Granizo em Lamego. Foto por Gabriela Ribeiro. Rádio .Douro Nacional - Lamego. Facebook
Granizo em Lamego. Foto por Gabriela Ribeiro. Rádio .Douro Nacional – Lamego. Facebook
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda entregou, na passada quarta-feira, o Ministério da Agricultura e da Alimentação, acerca dos estragos ocorridos, devido à intempérie que ocorreu, no dia 14 de maio, que afetou os produtores de maça. 
 
No passado sábado, dia 14 de maio houve trovoadas fortes e granizo no concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, terra com muitos floricultores dedicados à produção de maça e cereja, provocando elevados prejuízos.

Luís Vila Real, presidente da Associação dos Floricultores e Olivicultores do Planalto de Ansiães, refere que: “Desta vez com uma intensidade fora do normal aqui no concelho de Carrazeda de Ansiães, que afetou seguramente cerca de 90% da área, e com prejuízos bastante avultados, comprometeu a produção do ano e implica uma perda bastante acentuada do rendimento dos agricultores, o que no atual cenário torna as coisas ainda mais difícil. Se pensarmos no aumento do preço das matérias-primas, as pessoas contam com as produções para fazer face a essas despesas, quando já estão comprometidas no início da campanha tornam as coisas extremamente difíceis para toda a gente”.

Com as atuais alterações climáticas em curso prevê-se um crescimento substancial do número de eventos meteorológicos extremos, em especial para o contexto português, pois o clima mediterrânico é suscetível a este tipo de eventos e Portugal é considerado a nível internacional um hotspot das alterações climáticas.

O Bloco de Esquerda considera essencial que o Governo tome medidas que promovam a diversificação dos sistemas de produção agrícola, apoiando os agricultores na transição ecológica das duas explorações e na valorização dos seus produtos, garantindo desta forma maior resiliência às alterações climáticas, do ponto de vista ecológico, social e económico. O apoio aos produtores é fundamental para os auxiliar numa altura em que os custos de produção agravaram-se imenso. 

Os/as deputados/as do Bloco querem saber se o  Ministério da Agricultura e da Alimentação já realizou algum levantamento dos impactos e prejuízos no sector agrícola decorrentes dos eventos meteorológicos acima descritos e que medidas prevê o Governo adotar para responder às dificuldades dos produtores afetados. 

Related Posts
Guarda - Mapa
Ler Mais

Radiografias Concelhias: Guarda

Foto por Tschubby – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=87696341Guarda é o concelho capital do distrito da Guarda,…
Skip to content