Bombeiros convocam manifestação nacional para este sábado

Sob o mote “Operação Carreira”, movimento de Bombeiros(as) convoca manifestação nacional para este sábado, 3 de fevereiro, numa vigília junto ao Ministério da Administração Interna, na Praça do Comércio em Lisboa.
Bombeiros Voluntários de Vinhais
Bombeiros Voluntários de Vinhais

O movimento que nasceu nas redes sociais tem como objetivo alertar os decisores políticos para a ausência de valorização e dignificação da carreira, e exige mais contratação coletiva e aumentos salariais.

“As associações precisam de soluções financeiras e de legislação por parte do Estado para garantir que seja feita justiça a estes profissionais”, segundo comunicado do movimento dos Bombeiros.

Estes profissionais pretendem iluminar o Ministério da Administração Interna com as suas lanternas, durante a vigília, “com o único objetivo de ajudar os decisores políticos a encontrar um caminho de resolução esta problemática.”

“O que pretendemos é que todos os partidos políticos e todas as associações representativas do setor se unam para que, de uma vez por todas, haja igualdade de carreira, de salários e de oportunidades neste setor.”

Os signatários que convocam esta manifestação alertam para o desgaste e risco que a profissão exige, sublinhando a importância de haver um “salário justo e digno”.

SinFAP apoia e mobiliza para esta manifestação

Em comunicado de imprensa, o Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP), apela a que todos os Bombeiros se unam “pela valorização da carreira, com aumentos de salariais dignos, pelo fim dos contratos a prazo, pela implementação do subsídio de risco e a consideração de profissão de desgaste rápido”.

O SinFAP está solidário com a manifestação nacional convocada para este sábado, por ser “de extrema importância para a profissionalização de todos os Bombeiros das Associações Humanitárias”.

O Bloco de Esquerda tem lutado pela valorização das carreiras destes profissionais. No seu programa político às eleições legislativas do dia 10 de março, o Bloco propõe o “reforço de todas as equipas e profissionais de proteção da natureza e combate aos incêndios – vigilantes, sapadores florestais, bombeiros – com valorização das suas carreiras”.

Related Posts
Ler Mais

11ª Caminhada ao Penedo dos Mouros

Segundo a tradição, no Dia da Espiga as pessoas realizavam um passeio matinal pelos campos onde recolhiam os itens necessários à construção da espiga. Este ramo inclui, além de um ramo de oliveira, alecrim e videira, flora silvestre espontânea como a papoila e malmequer. Estes itens serão recolhidos durante a caminhada matinal e trabalhados no período da tarde através de um diálogo intergeracional, fomentando saberes e partilhas
Skip to content