Bragança: “a nossa candidatura move-se por um concelho mais sustentável, mais acessível, com mais população e com emprego digno”

André Xavier, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Bragança, em declarações no debate das Eleições Autárquicas do Porto Canal na passada quinta-feira, defendeu que é preciso agir agora para travar um despovoamento ainda mais significativo para o concelho de Bragança nos próximos anos.

Este debate começou centrado no tema da saúde e das suas lacunas no concelho de Bragança. André Xavier, salientando que esta matéria depende bastante do poder central, defende a “dignificação das profissões” no Hospital Público de Bragança, porque “nós no Bloco de Esquerda não acreditamos que será a alimentar o setor privado na saúde que vamos ter melhores condições de diagnóstico e tratamento. Nós acreditamos no Serviço Nacional de Saúde que mostrou ser tão efetivo como vimos na campanha nacional de vacinação”.

Acredita que mesmo condicionado, o poder local deve interceder perante as entidades competentes para defender melhores condições para os profissionais de saúde.

O debate prosseguiu para o tema da falta de cobertura de saneamento em algumas partes do concelho, onde o candidato do Bloco de Esquerda referiu que não faz sentido ainda não haver saneamento em alguns locais defendendo que devemos “trazer o mundo rural para a atualidade, tanto nas redes de saneamento, como na acessibilidade a Internet e rede móvel. Estamos na Era digital, na Era do trabalho em casa. Precisamos de trazer o concelho todo connosco” porque estes dados são inaceitáveis, defendendo um maior investimento da Câmara em matéria de saneamento básico.

Sobre habitação, André Xavier considera que “não precisamos apenas de renovar a habitação social, temos que criar mais” e que é necessária uma mobilização para “criação de residências também para estudantes, porque sabemos da especulação imobiliária ao redor do IPB que tem aumentado e isso é preocupante porque sabemos que os estudantes não têm capacidades económicas para sustentar estes preços”.

“Não faz sentido congratular-nos por perder 2,2% da população, porque isso deriva da comunidade internacional que vem para Bragança e de sugar população dos outros concelhos do distrito, que perdem 10 ou 11% de população. Se não pararmos agora este movimento, daqui a 10 anos seremos nós a perder 10% de população” refere o candidato relativamente à perda populacional.

André Xavier defende que “precisamos de atrair emprego, criar emprego”, melhorar os serviços públicos, a mobilidade e “coordenar esta política de atração de população com os outros concelhos, porque não é à custa dos concelhos limítrofes que nós ganhamos.”

O Candidato do Bloco termina com um apelo para que todos vão votar, salientando o problema da abstenção. Afirma que “a nossa candidatura move-se por um concelho mais sustentável, mais acessível, com mais população e com emprego digno. Por isso, se querem Bragança no mesmo rumo que tem caminhado têm aqui várias opções, porém, se querem outro rumo para Bragança, o voto certo é no Bloco de Esquerda”.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content