Incêndio | 272447| Pixabay

O exercício FÉNIX 2021 envolve mais de 800 operacionais e vários municípios do distrito de Bragança. 

De acordo com a agência Lusa, que cita um comunicado da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), mais de 800 operacionais estiveram envolvidos, entre ontem e hoje, num exercício no distrito de Bragança para testar a capacidade de resposta operacional a um incêndio rural. 

A operação denominada FÉNIX 2021 tem como objetivo testar o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS). No primeiro dia, o exercício aconteceu na modalidade de contexto de posto de comando e no segundo com movimentações no terreno de meios operacionais. 

A ANEPC também vai testar cenários de um acidente a envolver um veículo dos bombeiros, de evacuação populacional, de despiste de veículo para o rio Sabor e evacuação de um lar de idosos. 

A nota refere que estão envolvidos mais de 800 operacionais dos corpos de bombeiros, Forças Armadas, GNR, PSP, Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, ICNF, sapadores florestais e INEM. 

A iniciativa também conta a participação dos municípios de Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta. 

Deixe o seu comentário

Skip to content