Foto por Vitor OIliveira | Flickr

A igreja do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, no concelho de Mangualde, classificado como Monumento Nacional desde 2002, vai começar a ser recuperada, anunciou a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

O projeto de recuperação deste Mosteiro na localidade de Vila Garcia, freguesia de Fornos de Maceira Dão, que se encontra neste momento em ruínas, foi alvo de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro, de acordo com notícia do Jornal do Centro (JC).

A DRCC anunciou que a empreitada foi adjudicada por 400.608 euros e que as obras vão arrancar agora, segundo o JC. “O concurso público para a empreitada de obras públicas foi lançado a 12 de maio de 2020, com um preço base de 447.292,45 euros”, refere ainda a DRCC. A fase inicial das obras, assinalada hoje, contempla a reparação da cobertura e a estabilização de algumas zonas da igreja do mosteiro.

Segundo a DRCC, a importância da obra vai para além da recuperação do imóvel, estendendo-se à “interpretação cultural, histórica e arquitetónica do lugar através da criação de uma exposição de longa duração e a sua inserção nos roteiros culturais e turísticos do município de Mangualde”.

Após ser morada de monges beneditinos, que posteriormente abraçaram a Ordem de Cister, o mosteiro, erigido em 1173, passou em 1834 para donos particulares, com a extinção das ordens religiosas. Segundo o JC, alguns dos seus espaços chegaram a ser utilizados como locais de depósito de alfaias e de produtos agrícolas e até para albergar galinhas, necessitando agora de intervenção urgente.

Deixe o seu comentário

Skip to content