Busto retirado do castelo gera polémica em Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo
Torre de Moncorvo
Foto por Vitor Oliveira | Flickr
O busto do médico-escritor-jornalista Campos Monteiro foi retirado do seu local, na zona do castelo de Moncorvo. Na vila e redes sociais os moncorvenses insurgem-se contra a decisão.

O busto de Campos Monteiro (1876-1933), natural de Torre de Moncorvo, foi inaugurado há 82 anos, na zona do castelo, em frente aos paços do Concelho. A remoção da escultura paga pela população como forma de agradecimento ao escritor pela dedicação à terra, levou a que o Movimento de Moncorvenses desafiasse o município a referendar o futuro da escultura.

Em declarações ao JN, João Marrana, membro do Movimento, que também reivindica que se referende a adesão à empresa multimunicipal Águas do Interior Norte, explica que “o busto faz parte da nossa memória coletiva e da nossa identidade, pelo que é natural que a população queira saber o que se passa”.

Em reunião de Câmara, segundo o JN, a vereadora informou que o busto tinha ido “para uma intervenção de restauro”, acrescentando ainda que com a criação do museu do castelo “teria que ser recolocado para que ficasse centrado no espaço ou noutro local da vila conforme projetos que irão ser apresentados sem data prevista”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Guarda - Mapa
Ler Mais

Radiografias Concelhias: Guarda

Foto por Tschubby – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=87696341Guarda é o concelho capital do distrito da Guarda,…
Skip to content