Caretos de Podence comemoram 2 anos como Património Cultural Imaterial da UNESCO

Os Caretos vão chocalhar pelas ruas da aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros. O “Entrudo Chocalheiro” celebra 2 anos da distinção da UNESCO. 
Caretos de Podence | Foto de Associação Grupo de Caretos de Podence | Flickr

Os Caretos vão chocalhar pelas ruas da aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros. O “Entrudo Chocalheiro” celebra 2 anos da distinção da UNESCO. 

Em comunicado, citado pela Lusa, a associação dos Caretos de Podence refere que “apesar das restrições sanitárias se manterem, os Caretos prometem chocalhar adaptados à atual realidade com um programa que assinala o Reconhecimento pela UNESCO do Carnaval de Podence como Património Cultural Imaterial da Humanidade”. Foi a 12 de dezembro de 2019. 

Na manhã do dia 12, começa uma visita à feira tradicional de Podence e a experiência “Pinta a Máscara”. A tarde será preenchida com a animação de rua a cargo dos gaiteiros e dos Caretos, mas o programa inclui ainda uma visita aos murais pintados na aldeia. 

Os Caretos de Podence marcam a folia de Carnaval no Nordeste Transmontano com coloridos e farfalhados fatos, máscaras de ferro ou lata, chocalhos à cintura e um pau para amparar as tropelias. 

José Gusmão Chocalhado em Podence pelo Primeiro Careto Feminino

Declaração dos Caretos de Podence como Património da UNESCO faz amanhã 1 ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Related Posts
Skip to content