Centro Escolar de Santa Comba Dão que custou mais de três milhões de euros encerra dez anos depois

O Centro Escolar Norte, construído em 2010,em Treixedo, no concelho de Santa Comba Dão, vai fechar para obras por falta de condições de segurança no edifício. Problemas de infiltrações já se verificam há mais de seis anos.
Centro Escolar Norte Santa Comba Dão
Centro Escolar Norte Santa Comba Dão

O Centro Escolar Norte, construído em 2010,em Treixedo, no concelho de Santa Comba Dão, vai fechar para obras por falta de condições de segurança no edifício. Problemas de infiltrações já se verificam há mais de seis anos.

Notícia do Jornal do Centro (JC) adianta que a decisão foi tomada pelo executivo da Câmara Municipal perante a acumulação de vários problemas com o edifício. Em causa estão problemas com infiltrações, entre outros, nomeadamente relacionados com a eletricidade.

A autarquia procura agora solução para colocar cerca de uma centena de alunos, de modo a que as obras possam ter início. Para já, os alunos continuam a ter aulas no Centro Escolar Norte.

Ao Jornal do Centro, Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, justifica a decisão de encerramento com o que considera ser uma série de problemas estruturais na escola, que em 2010 correspondeu a um investimento de 3,4 milhões de euros.

“Passado pouco tempo depois da inauguração, o centro começou a dar problemas com infiltrações”, explica, acrescentando ainda que a cobertura sofreu mais modificações com a instalação de painéis fotovoltaicos. “Foram feitas várias tentativas, inclusive duas intervenções feitas pela empresa que colocou a tela inicial, mas o problema não teve solução”, afirma.

Segundo Leonel Gouveia explicou ao JC, está previsto que o projeto vá “demorar tempo”, sendo necessário “encontrar uma solução e o financiamento”.

“A verdade é que nós não podemos ter os alunos debaixo daqueles tetos não só pelas infiltrações mas também porque alguns pedaços de pladur já caíram. Há problemas de segurança na parte elétrica e temos de encontrar uma solução para alojar os alunos até termos a requalificação feita”, acrescentou ainda.

Luís Nunes, presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, considera a decisão acertada e lamenta que se tenha chegado ao estado atual.

“Estamos perante uma situação de segurança física das crianças. O encerramento parece ser a decisão mais sensata e lamentamos que se tenha chegado a esta situação”, afirmou ao JC, lembrando que as infiltrações já ocorrem “há mais de meia-dúzia de anos”.

“A entrada de água acontece de uma forma quase aleatória nas salas de aula, o que se verifica que não há capacidade de controlo nas quedas de água sobre alunos e equipamentos elétricos e das coberturas das salas”, explicou.

O representante dos encarregados de educação antecipa que, na seleção de alternativas, “vão ter de ser garantidas as condições de transporte e também de acessibilidade dos pais que vão ter de se deslocar com as crianças para outras escolas”. Mas neste momento ainda não dispõe de “toda a informação necessária”, nem o assunto “sequer foi discutido com os pais das crianças do Centro Escolar”, frisa.

Algo que Luís Nunes sustenta ser fundamental. “Toda a logística tem de ser assegurada por via da educação das crianças noutras escolas do Agrupamento. Essa transição tem de acontecer com o mínimo ruído possível”, conclui.

Uma delegação do Bloco de Esquerda com representantes nacionais e distritais, já esteve no Centro Escolar Norte, no seguimento de denúncias de encarregados de educação que davam conta da falta de condições do edifício.

Entre os problemas que então foram detetados, verificava-se a degradação do sistema de aquecimento central, que quando falhava era colmatado com aquecedores trazidos de casa por professores e encarregados de educação de maneira a garantir algum conforto nas salas de aula, a restrição de áreas por questões de segurança, um buraco no tecto do hall e problemas de humidade.

Continua a degradação no Centro Escolar do Norte, Treixedo

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content