Concurso Multimédia Gente Rebelde mobilizou cerca de uma centena de jovens e crianças da Covilhã e do Fundão

CooLabora lançou concurso com o objetivo de sensibilizar para a importância das escolhas profissionais livres de estereótipos de género e do trabalho ligado aos cuidados. Apesar dos obstáculos criados pela pandemia, foram apresentados 23 trabalhos, de 92 alunos e alunas do 2.º ciclo ao ensino secundário da Covilhã e do Fundão.

Segundo nota da organização, “muito satisfeita com os resultados, este concurso visa sensibilizar alunos, alunas e docentes e, por seu intermédio, a comunidade em geral, para a importância das escolhas profissionais livres de estereótipos de género e para a centralidade do cuidado na nossa vida e na do planeta.”

As nossas diferenças têm base biológica, porque nascemos de um determinado género, “porém a essas diferenças são associados estereótipos que nos amarram a papéis, tarefas ou responsabilidades diferentes para rapazes e raparigas que se podem transformar em desigualdades ou discriminações em função do género. A segregação sexual do trabalho é uma delas”, explica a CooLabora.

Nesse sentido, através do concurso, pretende-se promover a ideia de que a escola pode e deve promover uma educação que não se baseie em estereótipos de género associados às escolhas profissionais, bem como contribuir para a compreensão da importância do trabalho ligado ao cuidado (pago ou não pago) para a qualidade de vida e o bem-estar.

Os prémios foram entregues online, num evento que reuniu as várias escolas e cerca de 150 participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content