Os tempos que vivemos são para ficar por casa para que a Covid-19 fique fora. Hoje sugerimos uma visita virtual ao Museu Nacional Grão Vasco.

Este museu, sediado no centro da cidade de Viseu, tem no seu espólio um “conjunto notável de pinturas de retábulo, provenientes da Catedral, de igrejas da região e de depósitos de outros museus, da autoria de Vasco Fernandes, o Grão Vasco, de colaboradores e contemporâneos”.

Esta ‘visita’ pode ser feita de várias formas, entre elas destacamos as ‘histórias’ onde três obras são exploradas de forma metódica em narrativas que explicam todo o enquadramento artístico e histórico.

Museu Grão Vasco Histórias

A Obra Prima do Grão Vasco

“O Grão Vasco é considerado o principal nome da pintura portuguesa quinhentista, Portuguesa influenciado pelo o e ideias renascentistas este pintor veio a representar a época dos. Através de uma narrativa visual venha conhecer esta obra prima, que entre outros pormenores retrata o primeiro Índio Brasileiro a ser representado em arte Europeia”.

A Última Ceia de Grão Vasco

“Carapaças de tartaruga, ervas amargas, pão ázimo e cães sentados, este quadro está repleto de simbolismo visual. Junte-se a nós e venha conhecer melhor as muitas referências iconográficas desta obra”.

O Calvário

“O Grão Vasco foi o pintor Português mais emblemático do período quinhentista. Venha conhecer melhor esta obra que retrata o Crucificação de Cristo, e os pequenos importantes pormenores nela contida”.

 

O mais parecido com um visita real é feita como se estivéssemos a andar pelo espaço, servindo para melhor percepcionar a disposição da colecção e o enquadramento arquitetónico. Para se mover no espaço basta mexer o rato do computador e clicar para onde quiser ir. Os andares podem ser selecionados do lado direito.

Museu Grão Vasco Exposição

Outras das opções é visualizar as 141 obras disponíveis, uma a uma, podendo organiza-las cronologicamente, por cores e até por popularidade. Pode ainda conhecer em pormenor cada uma delas, basta clicar na sua imagem.

Museu Grão Vasco Colecção

Desejamos-lhe uma boa viagem, sem sair de casa!

Deixe o seu comentário

Skip to content