Encontro Filosófico hoje em Viseu

David Santos, investigador de unidade das universidades da Beira Interior e de Évora, estará hoje, 4 de fevereiro, num Encontro Filosófico no âmbito de um espetáculo em criação pelo coletivo Mochos no Telhado.

“O Peso da Pele” é um espetáculo em criação inspirado na Filosofia do Absurdo e na obra de Albert Camus, é nesse âmbito que será promovido o Encontro Filosófico a decorrer na Incubadora do Centro Histórico de Viseu pelas 21H00 de dia 4 de fevereiro.

Todos os interessados são convidados a participar numa conversa aberta com a equipa de criação do projeto e com a presença de David Santos, investigador na unidade de investigação Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Évora.

A participação no Encontro é gratuita mas sujeita a inscrição prévia através de formulário.

O espetáculo em criação, “O Peso da Pele”, pretende “entrar pelas vivências de um ser angustiado que tomou consciência do seu papel no mundo, da falta de liberdade que o acompanha e da mentira e ilusão em que entrou na sua pretensão de ser único”.

“Qual é o verdadeiro peso da condição humana? Onde acaba a pedra e começa o homem? Debruçamo-nos sobre esta questão analisando o mito de Sísifo que, pacientemente, empurra a pedra pesada pela colina acima e mergulhamos no pensamento e na obra de Albert Camus sobre esta temática. Quanto pesa o labor diário, fútil e repetitivo, temperado pela inevitabilidade da morte e por uma consciência ávida de um sentido? Quanto pesa a pele, os ossos e os músculos de uma eternidade escrava? Procuramos o lugar do absurdo e da revolta quando o cenário desaba, a pedra rola e o homem fica a sós com a sua consciência”, pode ainda ler-se na sinopse.

Este é um projeto do coletivo artístico Mochos no Telhado, fundado e dirigido por Dennis Xavier e Sofia Moura, dedicado à criação nas artes do espetáculo, à intervenção educativa através da arte e à programação cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content