Cartaz do Entrudo de Lazarim - 2020

A partir de amanhã, onde são esperados milhares de pessoas para participar no entrudo de Lazarim, freguesia do concelho de Lamego, sendo um dos entrudos mais genuínos do país.

O entrudo é conhecido pelos seus caretos que são esculpidos em madeira de amieiro, marcados por expressões carrancudas ou demoníacas, acentuadas por orelhas bicudas, cornos afiados, pequenas barbichas, cobras ou sardões.

Amanhã o dia começa pela visita aos artesãos, no Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, pelas 10 horas. 

No domingo, dia 23, às 8h30 tem inicio o raid fotográfico e o desfile de Carnaval está marcado para as 16 horas, com a presença do Grupo de Caretos de Lazarim, Grupo de Caretos Convidados e Grupos Tradicionais de Lazarim.

Fica para terça-feira, dia 25, o ponto mais alto do Entrudo de Lazarim, começam pelas 15 horas com a saída dos Caretos para a rua, seguido da leitura dos Testamentos da Comadre e do Compadre, pelas 15:30 horas. O Cortejo dos Caretos começa às 16 horas e, uma hora mais tarde, acontece a Queima do Compadre e da Comadre. Nesta altura, tapam-se os ouvidos, pois é o momento das “verdades guardadas” durante todo o ano se fazerem escutar, uma missão a cargo de dois jovens, vestidos de negro, que, desenrolando lengalengas, criticam os rapazes e as raparigas da terra. Mas, regra de ouro, só os solteiros e as solteiras podem criticar e ser alvo do escárnio e maldizer.

Após os testamentos das “verdades guardadas”, espaço para a realização de um cortejo até ao local onde o casal, representado por bonecos, é queimado simbolicamente. 

No final, para encerrar as comemorações do Entrudo é oferecido caldo de farinha e a feijoada a todos os presentes, ao som de uma intensa animação musical.

 

(Escrito por MM)

Deixe o seu comentário

Skip to content