Foto cedida por Quarta Parede

No âmbito do Festival Y#16 – festival de artes performativas 2020, organizado pela Quarta Parede, “BIRAKA”, um espetáculo de dança de Nerea Martinez, estará no dia 19 de setembro, pelas 21H30, no Auditório do Teatro das Beiras (Covilhã).

Segundo nota de divulgação da Quarta Parede, esta será a primeira vez que o espetáculo estará em Portugal. ““BIRAKA” propõe a conexão entre dois mundos da dança – a dança tradicional Basca e a dança contemporânea.”

A apresentação surge integrada no projeto Do outro lado/Al otro lado, uma parceria entre a Quarta Parede e a La Fundición-Bilbau. “Durante o espetáculo é estabelecido um diálogo coreográfico com a Cultura Basca a partir de uma linguagem contemporânea, reinventando elementos da tradição.”

Para imbuir o trabalho de carácter Basco, é utilizada a txalaparta, um instrumento de percussão, que em simultâneo “oferece contemporaneidade pelas suas propriedades atonais e pela sua capacidade de inovação e experimentação.”

A coreografia e a interpretação do espetáculo ficam a cargo da bailarina Nerea Martinez, “a qual esclarece que a peça é um desafio pessoal, um desejo de investigar a sua própria memória e fazer uma homenagem às suas raízes.”

Deixe o seu comentário

Skip to content