Eurodeputada visita casa de Aristides de Sousa Mendes

Anabela Rodrigues, eurodeputada do Bloco de Esquerda, visita esta segunda-feira a Casa do Passal, onde viveu Aristides de Sousa Mendes, local por onde passaram refugiados do holocausto.
Casa do Passal
Casa do Passal

A eurodeputada irá ser recebida nos Paços do Concelho de Carregal do Sal, pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Catalino, e seguirá para uma visita ao futuro Museu de Aristides de Sousa Mendes.

A requalificação e musealização da Casa do Passal, onde viveu Aristides de Sousa Mendes, responsável por facilitar a passagem para Portugal de judeus que fugiam do terror nazi.

Durante a invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial, o Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, desafiou ordens expressas do ditador António de Oliveira Salazar, que também exercia a função de ministro dos Negócios Estrangeiros. Durante três dias e três noites, Sousa Mendes concedeu milhares de vistos de entrada em Portugal a refugiados de diversas nacionalidades que procuravam escapar da França em 1940.

O número total de vistos emitidos por Sousa Mendes é desconhecido, uma vez que muitos foram passados sem registo. Algumas fontes estimam que Sousa Mendes salvou cerca de dez mil judeus do Holocausto, num total de trinta mil refugiados a quem terá concedido vistos durante a Segunda Guerra Mundial.

Related Posts
Skip to content