Para quem mora lá longe e só conhece o Planalto Mirandês da televisão talvez não faça ideia da vida que existe nesta região. Mas se falarmos do Burro Mirandês quase de certeza que já ouviu falar da AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino.
Além do trabalho único que fazem na preservação e gestão do Burro Mirandês, são o pólo de variadíssimas atividades, entre elas festas e festivais, sendo o mais conhecido de todos “L Burro I L Gueiteiro” que acontece em agosto.
De 17 a 19 de Maio, no fim-de-semana passado, teve lugar o Festival “Sons e Ruralidades – Festival de Ecologia, Artes e Tradições Populares”, no PINTA-Parque de Natureza e Aventura de Vimioso. Organizado pela AEPGA e pela Palombar, foi um fim-de-semana de filmes, concertos, teatro de rua e a já tradicional Feira de Burros. No sábado houve colóquios ao longo do dia sob o tema Economia Circular.
A animação foi muita ao longo destes 3 dias em que se cruzaram velhos e novos, da aldeia e do campo, o antigo e o novo, e assim se dá vida a esta região.

(Escrito por MFS)

Deixe o seu comentário

Skip to content