Películas é um filme-ensaio, realizado por Tiago Resende, a partir da vida e obra de Luís Miguel Nava, poeta homossexual, nascido na cidade de Viseu. No âmbito do festival Caminhos, vai estar em exibição na Casa do Cinema de Coimbra.
Películas é também o nome do primeiro livro de poesia de Luís Miguel Nava, “poeta homossexual, nascido na conservadora cidade de Viseu, morto em Bruxelas, e cuja magnifica obra poética é desconhecida pela maioria dos viseenses”, pode ler-se na sinópse.
O filme de 18 minutos é construído a partir dos arquivos de filmes de super 8 da família do realizador e de excertos do filme “Un chant d’amour” (1950), de Jean Genet. Assim se constrói “um ‘corpo’ marcado por memórias, por várias peles, as películas de Nava, pelos seus poemas e pelas suas paisagens”.
Com o primeiro livro do poeta como inspiração, a narrativa do filme “é adensada pelas trevas expelidas do ‘Vulcão’, o seu último livro. Cada película, cada imagem, cada poema, cada paisagem remete-me para os lugares que mais me são caros: a praia, o mar, o sonho e a liberdade. Este filme é a minha carta de despedida para LMN, a carta de alguém que não teve a oportunidade de o conhecer.”
Tiago Resende, o realizador, é Mestre em Comunicação Audiovisual com especialização em Cinema Documental pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, cidade onde nasceu. Atualmente vive em Viseu e dedica-se à programação cultural, em particular na área do cinema. Escreve com regularidade no site Cinema Sétima Arte, parceiro do Interior do Avesso, e é ativista na Plataforma Já Marchavas.
Películas, depois de já ter passado pelo Queer Porto, vai ser exibido na Casa do Cinema de Coimbra, no dia 11 de novembro, pelas 21H45, inserido na categoria “Outros Olhares” da XXVII edição do festival Caminhos do Cinema Português.
“Outros Olhares” é uma secção competitiva reservada a outros olhares sobre a prática e o exercício cinematográfico promovendo o derrube do cânone e a procura de novas linguagens.
Caminhos do Cinema Português é um festival generalista de cinema focado na cinematografia contemporânea portuguesa. É um evento único em Portugal na forma como promove a exibição, discussão e a prática cinematográfica – através da realização de secções competitivas, secções paralelas, retrospetivas cinematográficas e ações pedagógicas e de formação profissional no plano teórico-prático.