O financiamento da comunicação social, com principal enfoque nos órgãos regionais e nos apoios públicos e privado, vai ser debatido num fórum, na Universidade de Beira Interior (UBI), na Covilhã. O evento está marcado para dia 20 de Fevereiro e é organizado pelo Re/media.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais.
O apoio e o financiamento públicos e privados vão estar em debate, em formato de mesas redondas.
“Dos incentivos do Estado, geridos pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, às fontes alternativas, como as bolsas ou o financiamento público (crownfunding), o Re/media.Lab apresenta um programa diversificado”, refere a organização.
Com o nome “Financiamento do jornalismo e dos media regionais, comunitários e de proximidade”. A iniciativa destina-se a administradores, directores e jornalistas dos media regionais, bem como para estudantes.
A participação é livre e gratuita, porém, é necessário a inscrição prévia. Podes fazê-la AQUI.
O programa do evento vai conter vários temas, entre eles “Para além do capital, o que fica do olhar do jornalista?”, “Apoios e incentivos do Estado aos media” ou “Fontes alternativas de financiamento dos media”. Os oradores convidados são, entre outros, João Correia (docente da UBI), Alexandra Rodrigues (Directora de Serviços da CCDR-C), João Palmeiro (Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa) e Mo Tafech (responsável pela angariação de fundos e marketing do Fumaça).
(Escrito por DG)