Foto por Município do Fundão

A organização foi da CooLabora e dos municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão.

A noite foi memorável e distinguiu Ana Paula Pereira, no Desporto; Clara Eloise Fernandes, na Ciência; Elisa Pinheiro, na Cultura; Isaura Reis, na Cidadania; Lurdes Carvalho, Economia; Maria José Aguilar Madeira – Galardão Educação; Rosária Janeira, na Política. Foi a cerimónia de entrega do Galardão Mulheres Notáveis 2019-2020, que decorreu no Fundão, dia 6 de março, num processo que contribuiu para valorizar e distinguir o papel das mulheres na vida pública.

A Coolabora, em nota da imprensa, dá os parabéns a todas as mulheres galardoadas, a todas as mulheres nomeadas e a todas as pessoas que nomearam outras, que integraram o júri e que participaram na organização da cerimónia.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do Plano Intermunicipal para a Igualdade e resulta de uma parceria que envolve as câmaras municipais de Belmonte, Covilhã e Fundão e a CooLabora e procura estimular e premiar a participação das mulheres na esfera pública.

Breve biografia das galardoadas

Ana Paula Pereira – Galardão Desporto

Natural de Cascais, vive desde 1997 na Covilhã. É Licenciada em Ciências do Desporto, Menção Educação Física e Desporto Escolar. É, desde o ano letivo 1997-98, professora do Quadro de Nomeação Definitiva do Agrupamento de Escolas do Teixoso na área da Educação Física do 3º Ciclo. Ana Paula Pereira destaca-se pelo trabalho desenvolvido com alunos/as com Necessidades Educativas Especiais (NEE) como professora das disciplinas: Desporto e Saúde, Moviment@arte (oferta curricular) e pelos vários projetos em que se envolve como treinadora de diversas modalidades dirigidas a jovens com NEE como Boccia , equitação adaptada, polybat (ténis de mesa adaptado) slalom em cadeira de rodas e tricicleta, entre outros, modalidades incluídas no projeto que criou e pelo qual é responsável “Construir a Igualdade, Respeitando e Diferença”.

 

 Clara Eloise Fernandes – Galardão Ciência

Natural de França, vive desde 2008 na Covilhã, onde estudou Design de Moda na UBI. Após o mestrado na mesma área, especializou-se em novas tecnologias e inovação, ao trabalhar num provador virtual para pessoas com mobilidade reduzida. Em 2018, torna-se a primeira Doutora em Design de Moda do país, com a tese “The Fashion Design Entrepreneur: skills and solutions to create a fashion-related business”. É professora auxiliar convidada na Universidade da Beira Interior e leciona aos diversos cursos de Design do IADE-Universidade Europeia, em Lisboa. As suas áreas de investigação incluem o Design, a criação de start-ups inovadoras na indústria da moda, as novas tecnologias, as inovações na sustentabilidade e na igualdade da indústria.

 

 Elisa Pinheiro – Galardão Cultura

Natural da Covilhã (Tortosendo), é licenciada em História. Lecionou no ensino secundário e superior tendo-se aposentado em 2011 como Professora Auxiliar da UBI. Elisa Pinheiro destacou-se como fundadora e directora do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (cargo que ocupou até à sua aposentação). Foi coordenadora científica de vários projectos internacionais e autora de diversos livros e artigos científicos ligados à área da museologia, património e turismo industrial.

 

 Isaura Reis – Galardão Cidadania

Natural e residente no concelho do Fundão, é licenciada em economia, tem um percurso profissional associado à docência (no Básico e Superior).

Isaura Reis destacou-se na área da cidadania com a defesa bem-estar coletivo como a primeira vereadora com pelouros na Câmara Municipal da Covilhã e como fundadora do Sindicato dos Professores da Região Centro e ex-presidente do Gicc

 

 Lurdes Carvalho – Galardão Economia

Residente em Belmonte, Lurdes Carvalho é licenciada em Engenharia Têxtil e Mestre em “Gestão da Produção” pela Universidade da Beira Interior. Desde 2001, é sócia da empresa Quinta dos Termos, Lda, empresa que produz e comercializa vinhos DOC, e onde desempenha funções de Responsável da Qualidade. Em 2010, assume funções na Quinta dos Termos a tempo integral, participando ainda em feiras e provas de vinho nacionais e internacionais, na promoção da marca e angariação de novos mercados, e consequente desenvolvimento deste negócio de família. É ainda auditora técnica da Bolsa do IPAC- Instituto Português da Acreditação, na área da Acreditação de Laboratórios. É autora e coautora de diversos artigos publicados em revistas da especialidade, quer no âmbito têxtil, quer na vertente de ciências da saúde ligada ao consumo do vinho

 

 Maria José Aguilar Madeira – Galardão Educação

Natural do Concelho da Covilhã, é Doutorada (com Agregação) em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI). Docente na UBI desde 1994, leciona Empreendedorismo ao nível de Licenciatura, Mestrados e Doutoramentos e Inovação Empresarial ao nível do Doutoramento em Gestão. Desde a sua integração na carreira académica, tem sido responsável pela coordenação pedagógica de diferentes disciplinas de graduação e pós-graduação. Publicou diversos artigos científicos e livros e capítulos de livros ligados particularmente ao Empreendedorismo e à Inovação. No âmbito das disciplinas lecionadas incentiva os alunos a serem empreendedores autónomos e responsáveis e são várias as candidaturas a concursos que esses mesmos alunos se candidatam e que obtiveram reconhecimento quer a nível nacional, como internacional

 

Rosária Janeira – Galardão Política

Natural e residente no Castelejo (Fundão). Frequentou o ensino recorrente e as novas oportunidades onde concluiu o 12º ano. Rosária Janeira destacou-se na política, foi a primeira mulher Presidente da Junta de Freguesia do concelho do Fundão durante dois mandatos. Durante estes anos dedicou-se à construção da sede da Junta de Freguesia, do Centro de Dia, dos sanitários públicos, da pré-escola, do museu da aldeia, da recuperação das associações e fontanários existentes. Atualmente é Presidente da Casa Cultural e Recreativa Castelejense onde faz voluntariado.

Deixe o seu comentário

Skip to content