Durante a última semana, o Bloco de Esquerda de Viseu recebeu denúncias sobre o aparecimento de muita espuma na barragem da Aguieira, junto à foz do rio Dão no rio Mondego, uma zona de banhos, lazer e desportos náuticos. O Bloco já reportou a situação às entidades competentes.
Em comunicado, a Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda partilha diversas imagens que “comprovam os vários focos de espuma que se encontram em plena barragem da Aguieira e que se acabam por acumular nas margens.” O Bloco de Esquerda já participou esta situação às autoridades competentes, nomeadamente à GNR de Mortágua, ao SEPNA de Santa Comba Dão e a Agência Portuguesa do Ambiente.
As denúncias chegaram com maior intensidade na passada segunda-feira, mas “o Bloco tem conhecimento que esta situação já não é a primeira vez que acontece” e que, inclusivamente, as autoridades competentes, como o SEPNA e a Câmara Municipal de Mortágua, noutro momento já investigaram o problema e já se deslocaram à possível origem do foco, uma unidade hoteleira.
“A barragem da Aguieira, localizada no rio Mondego, no limite entre o município de Penacova e o município de Mortágua, foi construída em 1981 com a finalidade de produção de energia hidroeléctrica, mas com o tempo acabou também para servir para captação de água para consumo humano da região de Coimbra. A albufeira da barragem da Aguieira, classificada como albufeira de águas públicas protegida pelo Decreto Regulamentar n.º 2/88, de 20 de Janeiro, ocupa uma área de 2000 ha, integrando-se também no esquema de aproveitamento hidroagrícola do Baixo Mondego”, enquadra o Bloco no comunicado.
O Bloco de Viseu tem regularmente denunciado situações de poluição nos rios e ribeiras do distrito, como a ribeira de Dardavaz, o rio Criz ou o rio Dão, nomeadamente “junto das autoridades competentes com o objetivo da resolução deste problema que afeta a saúde pública, a fauna e a flora da região.”
Ver também: