Grupo Pela Preservação da Serra da Argemela contra atribuição de fundos públicos para a exploração de lítio

GPSA - Preservação da Serra da Argemela
GPSA – Preservação da Serra da Argemela
Foto por GPSA – Preservação da Serra da Argemela | Facebook
O Grupo Pela Preservação da Serra da Argemela (GPSA) posiciona-se contra a exploração de lítio, por “afetar a saúde e bem-estar das populações, criar uma brutal desvalorização do património rústico e urbano e uma degradação do ambiente e da economia da região”.

Relativamente à Serra da Argemela, o GPSA destaca que uma exploração mineira no local “seria uma mutilação no património identitário, seria retirar aos concelhos da Covilhã e do Fundão coesão territorial, seria determinar que estes dois concelhos não fossem mais territórios de destino de turismo sustentável, territórios agregadores de elementos patrimoniais naturais e culturais ímpares e harmoniosos”, segundo a nota de imprensa, citada em notícia da Rádio Covilhã (RC).

O Grupo defende que a “instalação de uma exploração mineira é especialmente incompatível com os maiores desígnios locais, regionais e até nacionais, olhando para a proximidade da exploração com o Rio Zêzere”. 

Sustentando que já foram investidas consideráveis verbas para a recuperação e valorização do rio, dando como exemplo o projeto, aprovado recentemente, “Este Zêzere que nos une”, no valor de aproximadamente 300 mil euros.

Nesse sentido, a instalação de uma exploração mineira na margem do Zêzere constituiria uma “valente machadada em todos os projetos de valorização, de promoção turística e cultural desenvolvidos e em desenvolvimento, quer pelas autarquias locais quer pela comunidade local”, lê-se na nota citada pela RC.

O GPSA informa ainda no documento que “requereu que a exploração de lítio seja afastada dos intentos de subsidiação do PPR”, que se demonstra “contrário à recuperação e competitividade da economia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Festival Y#18 no TMG com “Atlântico” de Tiago Cadete

Turistas viajam pelo mesmo caminho que já foi trânsito de corpos escravizados ou de marinheiros obrigados a sair do seu país para explorar esse denominado “Novo Mundo”. Esse oceano também é lugar de fábulas e monstros, desafios e superações. Questiona-se então que novo Atlântico é esse e que memórias traz quando passamos por ele.
Ler Mais

“Enorme luta pela escola pública” em Viseu 

Catarina Martins parabenizou a “enorme luta pela escola pública” que os professores estão a fazer, durante a presença em Viseu das Jornadas Parlamentares do Bloco de Esquerda. A coordenadora do Bloco de Esquerda esteve acompanhada de dirigentes locais do movimento e com o líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, e com a deputada da comissão de educação, Joana Mortágua.
Skip to content