O debate vai juntar João Relvas, Rodrigo Silva, Ernesto Costa, Teresa Summavielle, José Neves, Gonçalo Velho, Ana Petronilho e Luís Monteiro. A iniciativa é transmitida em direto no facebook do Interior do Avesso, com intérprete de Língua Gestual Portuguesa.
A pandemia da COVID-19 alertou o Mundo para a necessidade de apostar no conhecimento enquanto garantia de desenvolvimento sustentável, robustez da nossa Economia e, acima de tudo, viabilidade da nossa existência e saúde individual e coletiva.
O papel da comunidade científica ganhou uma nova centralidade no debate. A busca por uma nova vacina que responda à crise da pandemia é assunto diário e há quem se organize para dar uma resposta humanitária e científica à crise de saúde pública. O valor dado aos investigadores científicos equivale à forma como esta classe tem sido tratada nas últimas décadas? O que falta cumprir?
E no resto da comunidade académica, as Instituições de Ensino Superior não pararam, apesar de estarem desertas. O ensino à distância é um teste à capacidade de resposta do Ensino Superior Público. E se é verdade que há docentes, com um grande esforço a experimentar novas pedagógicas, também é verdade que existe um conjunto de Instituições que não têm garantido o devido apoio aos seus estudantes.
Todas estas questões, e outras que forem surgindo no decorrer do debate, serão abordadas no encontro online “Ensino Superior: que soluções em tempo de crise?”. A iniciativa junta João Relvas – Docente na FMUP, Rodrigo Silva – Estudante e Ativista Climático, Ernesto Costa – Docente na FEUC, Teresa Summavielle – Investigadora no I3S, José Neves – Docente na FCSH, Gonçalo Velho – Docente no IPTomar, Ana Petronilho – investigadora no ITQB Nova, e Luís Monteiro – Deputado do Bloco. A sessão é transmitida este sábado, 4 de abril, a partir das 17h30, em direto no facebook do Interior do Avesso.